Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes do curso de Gastronomia cozinham para familiares em atividade na Univates

Postado as 13/07/2022 14:45:22

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Estudantes do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveram recentemente uma atividade diferente na disciplina de Eventos e Etiqueta. Os acadêmicos ofereceram um jantar para seus familiares e convidados, como uma forma de praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

O menu foi elaborado e decidido pela turma, com a supervisão da professora Deise Sterque da Silva, com base nos seguintes requisitos: operacionalidade, mise en place (ordenação dos itens a serem usados na preparação do menu), sabor, textura, apresentação e custo. Os alunos também serviram seus familiares, de acordo com o conteúdo visto em aula, observando, além de aspectos da preparação dos pratos, questões relacionadas à etiqueta. 

Divulgação/Univates

O estudante Luis Felipe Dattein Peiter (18), de Venâncio Aires, participou da atividade como um dos integrantes da turma. “Eu gostei de participar, foi a primeira vez que interagi com uma parcela grande de ‘clientes’ e trabalhei com uma equipe tão grande. Apesar disso, foi superconfortável, sem grandes problemas na execução”, destaca o jovem. “O que me surpreendeu foi a organização para produção dos pratos, tudo correu de forma tranquila e padronizada”, explica. 

Ele avalia a prática como importante para a sua formação. “Justamente por ter a oportunidade de servir e criar um cardápio para pessoas diversas, conferindo um ar diferente às experiências da disciplina”. Sua mãe, Suzana Dattein Peiter, foi a sua convidada. Luis Felipe diz que cozinha com frequência em casa, mas essa experiência foi diferente. “Ela gostou bastante. Inclusive ficou comentando sobre o evento durante vários dias”, complementa. 

O menu servido na noite

Couvert 

Torradinhas e discos de massa folhada acompanhados de manteiga de ervas com mel e caponata italiana 

Entrada 

Sopa de cebola coberta com queijo gruyère e bacon crocante 

Prato principal

Iscas bovinas ao molho de mostarda dijon com rúcula, acompanhadas de nhoques de batata na manteiga e farofa crocante 

Sobremesa 

Brownie de chocolate com sorvete de baunilha 

 

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods