Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Comitiva de Lajeado busca inovações na saúde em São Paulo

Postado as 07/07/2022 14:41:23

Por Lucas George Wendt

Divulgação

 

Ribeirão Preto, Bauru e São Paulo são três cidades com parcerias público-privadas na área da saúde que podem auxiliar no desenvolvimento do ecossistema de inovação de Lajeado. As visitas começaram na terça e vão até quinta-feira. A comitiva é formada pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, o superintendente executivo da Fundação Univates, Oto Moerschbaecher, e o diretor executivo do Hospital Bruno Born (HBB), Cristiano Dickel.

“Dentre os potenciais de Lajeado, a área da saúde é um destaque. Temos conseguido entregar serviços, como na parceria da Universidade com a Prefeitura. Esse é um modelo pouco comum no País”, relata Caumo. “A partir disso, há uma busca por outras iniciativas e experiências que podem colaborar com novos projetos para a cidade”, explica. 

Na primeira atividade, o grupo esteve no SUPERA, o Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. A unidade tem mais de 50 startups. O objetivo é promover a transferência de conhecimento em diversos tipos de atividades. É responsável por atrair e reter empresas tecnológicas, com destaque para os setores de saúde, biotecnologia, tecnologia da informação e bioenergia. O Parque surgiu do convênio entre a Universidade de São Paulo, Governo de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. A comitiva também visitou os laboratórios de metrologia e calibração, de ensaios e certificações. 

Inova Ribeirão

Entre os destinos do grupo de Lajeado está o Inova Ribeirão. O evento começou no dia 5 e tem como temáticas centrais as tendências e futurismo, empreendedorismo e gestão da inovação e tecnologias. Serão 35 painéis e workshops, com mais de 80 palestrantes.

Também estão previstas visitas ao Instituto SEB, organização voltada ao ensino, que tem como base uma educação inovadora com quatro eixos de atuação: Empreendedorismo Social, Sustentabilidade, Transformação Social e Protagonismo.

Já na quinta-feira, entre os destaques da missão está a visita ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. “A unidade tem um formato de atendimento similar à Fundef”, afirma Caumo.

O último compromisso será no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A ideia é conhecer o curso de Medicina e as ofertas de formações de curta duração. “Nosso propósito é verificar algumas experiências e adaptá-las. Nesse caminho da inovação, percebemos que cada cidade tem algumas referências, mas o ecossistema precisa ser pensado dentro da própria realidade”, resume o prefeito.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods