A Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolve o projeto inovador Alfabeletrando, que tem como objetivo melhorar o desempenho escolar de crianças que tiveram seu desenvolvimento de aprendizagem prejudicado pela pandemia de covid-19.
Visando a atender os mais de 300 estudantes do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, a Secretaria de Educação de Nova Mutum, no Mato Grosso (MT), em parceria com a Univates, é mais uma das prefeituras que conta com o projeto. O programa está construído em torno da ideia de tornar as aulas mais interativas, dinâmicas e lúdicas para as crianças participantes, as quais tiveram seu aprendizado prejudicado ao longo da pandemia, de modo a aprimorar habilidades de leitura e escrita e de matemática.
Como o projeto funciona em Nova Mutum
O projeto terá duração de nove meses, tendo iniciado em maio, com encontros a serem realizados duas vezes por semana durante um turno. A equipe pedagógica do Alfabeletrando preparou atividades baseadas na promoção de jogos e desafios linguísticos, matemáticos, leitura, interação digital e produção oral e escrita. A Univates realiza o acompanhamento das atividades com reuniões virtualizadas semanais com os professores que atuam na cidade, o planejamento coletivo das atividades e, também, a avaliação do desempenho dos estudantes.