Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Na próxima semana, formação em Odontologia no Brasil será discutida em evento nacional sediado pela Univates

Postado as 01/07/2022 14:43:03

Por Lucas George Wendt

A 57ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) será realizada entre os dias 7 e 9 de julho na Universidade do Vale do Taquari - Univates, com atividades presenciais e on-line. Para mais informações sobre o evento, clique aqui. A Reunião é um evento técnico-científico destinado a gestores, coordenadores de curso, professores e estudantes de Odontologia.

 

Divulgação/Abeno

Programação

Na programação do evento estão palestrantes de destaque na área do ensino de Odontologia, tanto no Brasil quanto em outros países. Nas conferências previstas para o dia 7 de julho, a partir das 14h, o pesquisador Sérgio Roberto Kieling Franco, dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), dialogará sobre a concepção do projeto político-pedagógico para cursos de Odontologia. A mediação será realizada pela pesquisadora Daniela Lemos Carcereri, do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

No dia 8 de julho, o contexto educacional e o curso de Odontologia serão os temas apresentados pelas conferencistas Ana Estela Haddad, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp), e Maria Cristina Manzanares, da Universidade de Barcelona. A coordenação das atividades será realizada pela pesquisadora Maria Celeste Morita, da Universidade Estadual de Londrina. 

Também no dia 8 a formação de um consenso da Abeno sobre estágios curriculares obrigatórios na formação em Odontologia será discutida pelos conferencistas Luís Augusto Noro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Gustavo Pina Godoy, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A coordenação é de Daniela Lemos Carcereri (UFSC).

No dia 9 de julho, último dia do evento, acontecerá pela primeira vez o Encontro Estadual dos Diretórios Acadêmicos (DAs) dos cursos de Odontologia do Rio Grande do Sul. A coordenação das atividades será realizada por Fabiana Schneider Pires (Ufrgs), Thalya Gabriela de Carvalho (estudante da Ufrgs) e Tiago Luiz Claus (estudante da Univates). 

“Desenvolvemos o encontro a partir da possibilidade de estudantes participarem da reunião da Abeno”, explica o presidente do DA do curso de Odontologia da Univates, Tiago Claus. “Esse dia é para os estudantes e para os DAs - novidade na programação. A ideia é integrar os estudantes, promover conexões, trocar experiências. Essa atividade é muito valiosa para a gente. Pensamos em oficinas para a tarde, e durante a manhã discutiremos assuntos importantes para os estudantes”.  

Nicole Morás

Preparação para o evento

O coordenador do curso de Odontologia e coordenador do evento, professor Andrea Rucks Varvaki Rados, relata que há uma expectativa para o evento por parte da comissão organizadora e dos estudantes. “Em 2021 tivemos a publicação das novas diretrizes curriculares para o ensino em Odontologia e a proposta do evento neste ano é discutir esse documento, bem como as possibilidades de aplicação nos currículos dos cursos. Há anos a Univates vem tentando sediar a reunião anual e, em 2022, finalmente será possível receber o evento. Este ano marca o final da gestão da professora Vânia Fontanella, presidente da Abeno, e será uma honra poder marcar o final da gestão dela na Univates”, explica o docente. 

Ao longo dos últimos meses, a Universidade se preparou para acolher os visitantes entre 7 e 9 de julho. “Professores, técnico-administrativos e estudantes da Univates se envolveram de maneira importante, tanto na organização do evento como na redação de resumos e trabalhos a serem apresentados ao longo da Reunião. Temos mais de 20 trabalhos aprovados para apresentação, além de uma série de oficinas que ocorrerão no sábado, de modo a divulgar as propostas e ações realizadas no curso de Odontologia e na Univates”, diz Rados. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods