O investigador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates José Jorge Vale Rodrigues está realizando um estágio de pós-doutorado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
Rodrigues está em Portugal desde 15 de maio de 2022, sob orientação científica da pesquisadora Cecília Guerra, investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), e de Eniz Conceição Oliveira, professora titular da Univates. Durante 12 meses, o investigador irá desenvolver trabalho no âmbito do seu projeto de investigação, intitulado Aprendizagem do conceito de energia por meio da automação residencial sob a perspectiva CTS.
O projeto de pesquisa que Rodrigues desenvolve se refere ao uso de atividades envolvendo protótipos de automação residencial no ensino de Física como recursos didáticos para a compreensão do conceito de Energia sob a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo do estudo é elaborar atividades envolvendo sistemas de automação residencial com enfoque CTS relacionadas ao conceito de energia nas aulas de Física do Ensino Médio. As contribuições do estudo se dão para a construção do conhecimento sobre a aprendizagem do conceito de energia na perspectiva CTS.
"Para ser sincero, em razão de ter tido uma vida escolar muito difícil, não imaginei que pudesse chegar neste nível. É realmente muito gratificante! Além disso, carrego em mim uma sensação boa de conquista. Com isso, os estudos têm fluído com tranquilidade, destaca o pesquisador.
Além do vínculo com o PPGEnsino da Univates, Rodrigues também é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade. Todas as minhas publicações ocorreram depois de ter entrado na Univates. Dessa forma posso dizer que minha vida acadêmica e desenvolvimento profissional efetivos foram aperfeiçoados com excelência durante minha estadia na pós-graduação da Univates.
Para ele, o doutorado teve um amplo impacto em sua vida. Foi determinante. Comecei a enxergar coisas novas e um leque de novas possibilidades se abriu, minhas aulas se tornaram bem mais leves e agradáveis e minha qualidade de vida melhorou bastante.
Ele é orientado no pós-doutorado por uma pesquisadora portuguesa e a professora Eniz, com quem já teve contato ao longo do vínculo com a Univates. Tenho uma ótima relação com a professora Eniz. Desde a primeira disciplina que fiz com ela, senti uma empatia muito grande. Sempre tivemos contato, e ela sempre me ajudou prontamente em tudo o que foi necessário. Até hoje, durante os estudos no pós-doutoramento, ela está sempre disposta a tirar minhas dúvidas e a dar boas indicações de literatura e ótimos exemplos.