Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Jovens de Lajeado participam de oficinas sobre jornalismo na Univates

Postado as 22/06/2022 10:59:22

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Acervo pessoal



A estudante do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates Bianca Mallmann desenvolveu, recentemente, atividades com jovens de Lajeado para ampliar a compreensão dos estudantes de Ensino Médio sobre o papel do jornalismo. As ações foram desenvolvidas na disciplina Jornalismo em Comunidades, com o acompanhamento da professora Renata Lohmann. 

Divulgação/Acervo pessoal

O objetivo da disciplina é o desenvolvimento de atividades práticas em grupos sociais utilizando o jornalismo como fio condutor das ações. "Especialmente procura demonstrar como o jornalismo pode contribuir para aquele grupo", detalha a jovem. A Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio (Ciep) do bairro Santo Antônio, de Lajeado, foi o local escolhido por Bianca para suas ações.

"Eles já desenvolvem projetos muito interessantes na área da comunicação lá na escola, como uma jornal e um blog, de forma que conhecem a importância e o papel social da comunicação. A partir disso tivemos a ideia de que eu fosse lá e auxiliasse na instrumentação dos estudantes por meio de oficinas: uma teórica, de introdução de conceitos, e outra prática, realizada na Univates", explica a acadêmica. 

As atividades aconteceram na escola em duas noites. Participaram as duas turmas de Ensino Médio do primeiro ano noturno do Ciep. Os conteúdos abordados foram o que é a cidadania, o que são as fake news, fundamentos do jornalismo, o direito de uso de imagens. Na parte prática, dicas sobre edição de vídeo e de áudio, fotografia e escrita jornalística foram os temas discutidos. 

Divulgação/Acervo pessoal

 

A parte prática foi realizada na Univates, na estrutura da TV e da Rádio, que os estudantes puderam conhecer na última semana. Nos estúdios de TV, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar, a partir de um roteiro prévio construído com a supervisão de Bianca, a gravação de um telejornal simulado. Os participantes se dividiram nas funções de repórter, apresentador, cinegrafista entre outras. 

Divulgação/Acervo pessoal

"Foi muito importante para minha formação poder proporcionar aos estudantes essa oportunidade de eles irem até a Univates conhecer os laboratórios e perceberem, por extensão, também, que o jornalismo é uma possibilidade profissional para eles, além das diferentes áreas de atuação que essa profissão tem: rádio, TV, digital". 

Além disso, a acadêmica observa que, por meio do diálogo com os jovens, é possível entender como se dá o consumo de informações por essa parcela do público, algo que, para o jornalista em formação, é essencial compreender. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods