Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates assina termo de colaboração para implantação de Escritório Social na Comarca de Lajeado

Postado as 20/06/2022 16:10:39

Por Natalia Nissen

A partir da necessidade de efetivas políticas públicas que visem a buscar alternativas para os desafios do sistema prisional brasileiro e para a reinserção social dos apenados e egressos, foi criado o Programa Justiça Presente, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Um dos eixos do programa inclui a instalação de Escritórios Sociais para fomento de iniciativas que envolvem o acolhimento e a atenção aos egressos do sistema penitenciário.

Nesse contexto, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da reitora Evania Schneider, assinou um termo de colaboração para a implantação do Escritório Social na Comarca de Lajeado. O encontro de alinhamento ocorreu no dia 9 de junho e contou com a participação da vice-reitora, Fernanda Storck Pinheiro, do professor do curso de Direito Junior Roberto Willig, da coordenadora do projeto “Marias: corpo e linguagem na instituição prisional”, Silvane Fensterseifer Isse, e de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Conselho da Comunidade de Assistência aos Apenados, da Pastoral Carcerária e do Pacto Lajeado pela Paz.

Divulgação/Univates

O objetivo do grupo de trabalho é garantir atendimento às demandas psicossociais, jurídicas e pessoais das pessoas egressas do sistema penitenciário da Comarca e contribuir com a ressocialização, a prevenção da criminalidade e da reincidência ao sistema, além de promover estratégias de aprendizagem profissional e empregabilidade. Para tanto, serão feitas parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas, em conformidade com as leis de execução penal e com o cumprimento de pena criminal, e diretrizes nacionais e internacionais. 

Segundo a vice-reitora, iniciativas como essa têm se mostrado bastante efetivas e envolvem diferentes atores do poder público e da sociedade civil. A parceria com a Univates possibilitará que estudantes e estagiários de diversas áreas participem de ações vinculadas ao Escritório Social, por meio de atividades extensionistas como o projeto “Marias: corpo e linguagem na instituição prisional”.

Além disso, a Universidade também deverá organizar cursos de educação continuada para os agentes da rede parceira e para os profissionais dos Escritórios Sociais e outros serviços de atenção para os egressos do sistema prisional. “São várias ações previstas e entendemos que a Univates pode contribuir com sua estrutura de educação”, afirma Fernanda.

No ano passado, a Univates firmou um termo de cooperação com o governo do Estado para ofertar cinco bolsas de estudos para cursos de graduação a distância, por semestre, para apenados. Além disso, o documento garante a colaboração e o intercâmbio de atividades de ensino, pesquisa e extensão entre a Universidade e o Governo do Estado, estendendo ações também para as famílias dos apenados. “O programa Escritório Social vem para complementar esse trabalho”, observa Fernanda.

O primeiro Escritório Social instalado no Estado funciona em Porto Alegre.

Sistema penitenciário de Lajeado
- 309 apenados nos regimes fechado e semiaberto do Presídio Estadual de Lajeado;
- 31 apenadas no regime fechado do Presídio Estadual Feminino de Lajeado Miguel Alcides Feldens;
- as duas casas prisionais recebem presos oriundos das Comarcas de Lajeado, Estrela, Teutônia e Venâncio Aires, totalizando 19 cidades.

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods