Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes de Direito da Univates participam de audiências simuladas na 2ª Vara do Trabalho de Estrela

Postado as 20/06/2022 14:34:09

Por Redação Univates/ Secom/TRT-4

Estudantes da disciplina de Direito Processual do Trabalho, do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates, participaram de uma dinâmica de audiências simuladas na 2ª Vara do Trabalho de Estrela. A atividade ocorreu na quarta-feira, 15, e contou com a supervisão dos professores da disciplina, Fernanda Storck Pinheiro, vice-reitora da Universidade, e Clocemar Lemes Silva, juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Estrela.

O objetivo da visita e das audiências simuladas foi possibilitar aos estudantes melhor compreensão da teoria estudada ao longo do semestre e a experiência da prática da advocacia. Foram simuladas duas audiências de instrução. Para cada audiência, dois estudantes representaram as partes, quatro representaram os advogados e quatro atuaram como testemunhas. Além disso, uma aluna atuou como secretária de audiências.

2ª Vara do Trabalho de Estrela

Os casos foram criados a partir de peças processuais elaboradas pelos estudantes, com dados extraídos e adaptados de processos reais que tramitam na unidade. Eles ainda puderam produzir as provas fictícias e apresentar a petição inicial, a contestação e a réplica. 

Segundo o magistrado e professor Clocemar Lemes Silva, esse tipo de dinâmica estreita as relações entre a Academia e o Judiciário Trabalhista, permitindo que as instituições possam colaborar entre si. “A atividade mostrou-se muito rica em aprendizagens. A turma conseguiu experimentar e melhor perceber a situação e a posição de cada um dos envolvidos, sanando dúvidas que apenas a prática permite sucitar”, observa. 

Silva também destaca que essas experiências são muito importantes na formação acadêmica dos estudantes de Direito. Trata-se de um verdadeiro laboratório, que envolve produção, observação e experimentação, e que lhes permite se perceberem atuando na profissão", diz. 

Inscrições abertas

O curso de graduação presencial em Direito é uma das opções de escolha para os candidatos do Vestibular de Inverno Univates. As inscrições para a prova presencial encerram nesta segunda-feira, 20, mas os vestibulandos também podem optar pela prova on-line, que segue com inscrições abertas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site univates.br/vestibular ou pelo WhatsApp (51) 3714 7043.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods