Professores e monitores que atuarão no Alfabeletrando em Lajeado recebem capacitação

Postado as 14/06/2022 15:48:15

Por Lucas George Wendt

Natalia Nissen

O Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando é uma iniciativa da Universidade do Vale do Taquari - Univates para oferecer aulas no turno inverso ao escolar para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que tiveram a aprendizagem prejudicada em razão da pandemia de covid-19. As atividades acontecem em parceria com as administrações municipais das cidades que sediam as atividades e são gratuitas para a população.

Nesta terça-feira, 14, iniciou a capacitação dos professores e monitores que atuarão no projeto em Lajeado. A capacitação também se estende ao longo da quarta-feira, 15. Cerca de 90 pessoas foram contratadas por meio de processo seletivo realizado em maio. Os conteúdos ministrados pela equipe da Univates para os profissionais contratados contemplam o uso de tecnologias na alfabetização, gêneros discursivos, consciência fonológica e letramento literário. Os coordenadores das escolas que receberão as atividades estiveram presentes no início da formação.

O projeto está construído em torno da ideia de tornar as aulas mais interativas, dinâmicas e lúdicas para as crianças participantes, as quais tiveram seu aprendizado prejudicado ao longo da pandemia, de modo a aprimorar habilidades de leitura e escrita.

No dia 20, próxima segunda, iniciam as aulas para as crianças. Em Lajeado o Alfabeletrando deverá beneficiar cerca de 500 alunos do 2º ao 4º ano da rede municipal, selecionados pela Secretaria de Educação a partir da identificação dos casos nos quais a pandemia teve o maior impacto. As aulas serão realizadas nas próprias escolas vinculadas ao projeto, dependendo da estrutura disponível, e no campus da Univates.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) participantes

EMEF Campestre

EMEF Alfredo Lopes da Silva

EMEF D. Pedro I

EMEF Capitão Felipe Dieter

EMEF Francisco Oscar Karnal

EMEF Guido Arnoldo Lermen

EMEF Nova Viena

EMEF Lauro Mathias Müller

EMEF Porto Novo

EMEF Oscar Koefender

EMEF São Bento

EMEF Pedro Welter

EMEF São João

EMEF Santo André

EMEF São José de Conventos

EMEF Universitário

EMEF Vida Nova

EMEF Vitus André Mörschbächer

Divulgação/Univates

Conforme a secretária de Educação, Adriana Isabel Zanatta Vettorello, os alunos fazem parte do ciclo de alfabetização e foram prejudicados pela pandemia. “Percebemos uma lacuna no aprendizado de muitos alunos e, com o projeto, vamos desenvolver este conhecimento para eles terem continuidade no processo de ensino. O projeto se une às iniciativas de recuperação que já acontecem nas escolas com o intuito de que os alunos consigam acompanhar o aprendizado. Queremos que os alunos tenham o desejo de aprender e a vontade de estar na escola”, ressalta a secretária.

A coordenadora do Alfabeletrando na Univates, professora doutora Grasiela Bublitz, explica a importância do projeto nesta etapa do ensino. “Esse projeto mostra uma antecipação do governo municipal no sentido de reduzir os impactos da pandemia no aprendizado. Com o Alfabeletrando, vamos resgatar o princípio alfabético para que os alunos aprendam a ler e, mais importante, compreendam o que estão lendo”.

Saiba mais

O Alfabeletrando já está sendo desenvolvido em Garibaldi, em uma segunda fase, e em Nova Mutum, no Mato Grosso, por meio de parcerias da Univates com as prefeituras desses municípios. O projeto é inspirado no projeto de extensão Alfab&Letrar, criado pela Univates para atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Natalia Nissen

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods