Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professor da Univates apresentará case do Ambulatório Pós-Covid em evento da área da Fisioterapia

Postado as 07/06/2022 11:58:08

Por Lucas George Wendt

O professor do curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Taquari - Univates Lucas Capalonga estará representando a Instituição no Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia (CGOT) da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e na Jornada Gaúcha da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Abrafito). Os eventos acontecem entre os dias 23 e 25 de junho, em Gramado. São esperados até 800 participantes. 

Capalonga apresentará um relato sobre o Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid-19 da Univates. Anunciado em 2021, com atividades tendo iniciado em setembro, o Ambulatório presta contribuições à reabilitação da população acometida pela covid-19 na região do Vale do Taquari. A iniciativa é do curso de Fisioterapia da Univates. Para a manutenção de suas atividades, além de investimento da Univates, o espaço também recebeu investimentos do Sicredi Integração RS/MG e do Instituto BRF (IBRF). 

O professor planeja abordar a reabilitação na área da traumato-ortopedia. “Levarei dados coletados dos nossos pacientes a fim de correlacionar as manifestações da covid-19 sobre o sistema musculoesquelético”, detalha. “Além disso, vou aproveitar para mostrar o nosso protocolo, como ele foi constituído e quais os aspectos que estão sendo avaliados. Quero destacar, principalmente, as repercussões relacionadas à redução da massa muscular, o que está diretamente associado à perda de força e capacidade funcional”, explica.

Até o momento, no Ambulatório Pós-Covid da Univates foram avaliados 24 pacientes, dos quais 14 seguem em protocolo de reabilitação. No mês de abril de 2022 foram realizados 67 atendimentos presenciais, duas vezes por semana, seguindo o programa definido que contempla etapas de avaliação, evolução em quatro fases da reabilitação e da reavaliação. No serviço de telerreabilitação, que teve início em março de 2022, no mês de abril foram realizados oito atendimentos, com a frequência de uma vez por semana, com três pacientes aptos a participar dessa modalidade. 

Além dos docentes envolvidos com supervisão das atividades, três bolsistas fazem o trabalho de atendimento, monitoramento e abastecimento de um banco de dados ‒ o que permite ao professor Lucas o levantamento das informações a serem apresentadas no evento. Outras duas estudantes são responsáveis pelos atendimentos de telerreabilitação, que são a última fase do programa, em que os pacientes recebem alta dos atendimentos presenciais e seguem com os exercícios de forma virtual, sob orientação das alunas. 

Divulgação/Univates

Saiba mais 

Centenas de atendimentos já foram realizados pela equipe da Univates a casos que buscam lançar o olhar para pacientes que tiveram complicações decorrentes da covid-19 e que estejam em período de reabilitação, com necessidade de assistência em nível ambulatorial. São atendidos homens e mulheres de todas as idades com diagnóstico prévio de covid-19, com ou sem internação hospitalar, em período de reabilitação pós-covid-19. Por meio da participação em editais, como o do Sicredi Integração RS/MG e do Instituto BRF (IBRF), foi possível realizar melhorias na infraestrutura do Ambulatório e adquirir duas esteiras, duas bicicletas ergométricas e monitores cardíacos. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods