Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

UPA realiza capacitação de 114 profissionais em atividades da Semana da Enfermagem

Postado as 02/06/2022 10:55:49

Por Natalia Nissen

Cento e catorze profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado participaram de ações especiais em comemoração ao Dia do Enfermeiro (12 de maio) e Dia do Técnico de Enfermagem (18 de maio). Durante a Semana da Enfermagem foram desenvolvidas programações diárias com uma série de treinamentos voltados às rotinas dos trabalhadores.

Segundo Alex Vaz Borba, coordenador administrativo da UPA, as atividades fazem parte de um esforço constante para a capacitação e o reconhecimento dos profissionais que prestam serviço à comunidade. A Semana da Enfermagem, especificamente, teve o objetivo de celebrar as datas e proporcionar momentos de aprendizado e aperfeiçoamento técnico, além da troca de experiências.

Os instrutores abordaram diversos temas relacionados aos acolhimentos e atendimentos realizados diariamente na UPA, como a importância dos registros em prontuário do paciente, atendimento e medicações utilizadas em casos de parada cardiorrespiratória, técnicas de punção venosa e ética na enfermagem.

Como funciona a UPA 24h Lajeado?

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado está localizada na ERS-413, nº 3480, no bairro Moinhos D'Água. O serviço conta com uma equipe multiprofissional para realizar atendimentos de urgência e emergência, de complexidade intermediária, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

A UPA é o elo entre os serviços de baixa complexidade (a Atenção Básica) e de alta complexidade (a Atenção Hospitalar). Por isso, os pacientes devem ir à UPA quando ocorrer alguma situação de saúde inesperada ou que os acometa de forma súbita, como acidentes pessoais ou situações em que há risco imediato de morte ou de lesões graves.

O serviço trabalha de maneira articulada com a rede de atenção básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e hospitais, com fluxos de referência e contrarreferência regulados pelas Centrais de Regulação Municipal e/ou Estadual.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-3