Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Atletas do projeto Identificando Talentos Esportivos - Univates/Colinas participam de corrida de rua em Doutor Ricardo

Postado as 02/06/2022 10:35:22

Por Lucas George Wendt

No domingo, 22 de maio, dez atletas da modalidade atletismo do Projeto Talentos Esportivos Univates/Colinas participaram da 2ª Rústica do Filó, realizada na cidade de Doutor Ricardo. O objetivo principal foi proporcionar aos jovens uma experiência em corrida de rua, até então novidade para os participantes do projeto. 

Divulgação/Univates

A orientação dada pelos professores Miguel Lucian e Junior Simonetti, respectivamente coordenador técnico e estagiário do projeto, foi de os jovens observarem os sinais do corpo - como fadiga, respiração ofegante, pensamentos, dores - e fazerem a prova com confiança. Ao longo dos treinos, os dez participantes já haviam se preparado ao terem experimentado a distância da corrida de rua na pista de atletismo do Complexo Esportivo da Univates.

A equipe saiu de Colinas por volta das 6h, com termômetro marcando 7 ºC, além de bastante neblina. Após realizarem a retirada do número de peito, já em Doutor Ricardo, e da devida colocação das camisetas, o grupo de alunos seguiu para o aquecimento. Uma breve conversa com os professores antecedeu a largada.

Pelo regulamento do evento, os atletas do projeto competiram na faixa etária até 29 anos, mesmo tendo entre 12 e 15 anos. O objetivo principal era adquirir experiência. Os alunos foram incentivados a darem o seu melhor. 

 

Divulgação/Univates




Para dois deles isso representou pódio e troféu: Pedro Léo Altevogt e Bryan Kochenborger de Mattos ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente, na premiação por faixa etária. Os demais alunos também conseguiram bons resultados. 

Para o jovem Pedro Léo Altevogt, a experiência foi positiva. “Foi sensacional, experiência única, sensação de gratidão e liberdade, ainda mais por estar ao lado de pessoas de quem gosto muito.” 

“Eu gostei muito de participar da corrida. Foi uma experiência nova. Achei bem interessante e divertida. No início só pensava em terminar, mas, quando fui ver, tinha pegado pódio - uma situação nova para mim, que nunca tinha corrido 5 km”, conta Bryan Kochenborger de Mattos, que observa que o trajeto percorrido foi bonito e diferente de correr em uma pista de atletismo como a da Univates. 

“Podemos classificar a participação da equipe de atletismo do Projeto Identificando Talentos como ótima: o objetivo era proporcionar aos atletas uma vivência na modalidade corrida de rua e em uma distância maior. Esse objetivo foi alcançado com muito sucesso, e ainda conseguimos dois pódios com os meninos fazendo um tempo muito interessante, superando até mesmo adultos”, avalia Miguel Lucian. “Voltamos de Doutor Ricardo com mais experiência em competições, com a equipe mais unida e ainda mais motivada para a sequência de treino visando às próximas competições”, avalia. 

“Foi um dia memorável, além de transmitir o conhecimento sobre a modalidade, a função do professor é fazer com que os jovens vivam a experiência, e tenho certeza que viveram, experimentaram o melhor do esporte. Eles vão lembrar desse dia para sempre, e fazer parte disso não tem preço”, observa Junior Simonetti. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods