A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou recentemente a lista de docentes que integram os Comitês de Assessoramento do órgão. A chamada pública foi realizada por meio de edital, regido pelas disposições da Lei Estadual e de um Decreto Estadual, pelos princípios previstos na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul e pelo Regulamento da Assessoria Científica e Tecnológica da Fapergs.
Na lista dos docentes que passam a atuar como assessores nos 16 diferentes Comitês estão oito pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari - Univates, ocupando cargos titulares e suplentes.
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Prof. Dr. Raul Antonio Sperotto (titular)
Prof. Dr. Noeli Juarez Ferla (suplente)
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Prof. Dr. Eduardo Périco (suplente)
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Profª Dra. Neli Teresinha Galarce Machado (titular)
EDUCAÇÃO
Profª Dra. Ieda Maria Giongo (suplente)
ENGENHARIAS
Prof. Dr. Odorico Konrad (titular)
GEOCIÊNCIAS
Prof. Dr. André Jasper (titular)
MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
Profª Dra. Maria Madalena Dullius (titular)
Compete aos Comitês a análise de mérito científico dos pedidos de auxílios e bolsas realizados à Fapergs, a análise dos relatórios técnico-científicos parciais e finais dos auxílios e bolsas concedidos e o auxílio e orientação ao Conselho Técnico-Administrativo da entidade.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, a Universidade contar com profissionais entre os pesquisadores selecionados representa, antes de mais nada, o reconhecimento da competência dos pesquisadores em suas áreas de atuação. É uma oportunidade de integrar um grupo que contribui para a qualificação da ciência. Esses pesquisadores devem ser motivo de orgulho para a comunidade acadêmica da Univates. É uma oportunidade de aprendizado contínuo, pois estarão atuando com outros pesquisadores renomados nas diferentes áreas. Acredito, ainda, na satisfação que devem sentir ao contribuir, por meio de suas atividades, para o avanço do conhecimento em nosso Estado e no País, complementa Cyrne.