Nos dias 23 e 24 de maio, representantes dos projetos de extensão Educação e Cidadania Fiscal e Escritório do Consumidor (Econ), desenvolvidos na Universidade do Vale do Taquari Univates, ministraram a oficina Educação Fiscal e para o Consumo para os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Santo Antônio e Arco-Íris, de Imigrante. Participaram das atividades mais de 150 pessoas.
Os estudantes foram desafiados, ao mesmo tempo que vivenciavam uma situação de compra simulada em um mercado, a refletir sobre a real necessidade do consumo de cada uma de suas escolhas e a respeito da tributação que recai sobre os produtos e mercadorias que estavam sendo adquiridos por eles na situação simulada. Com isso, pretendeu-se fomentar e estimular a discussão sobre o consumo consciente e informar a respeito de como ocorre a tributação sobre aquilo que se consome.
A oficina propicia aos participantes a compreensão do papel do tributo em uma sociedade e de seu aspecto retributivo, bem como busca esclarecer e romper alguns paradigmas referentes a esse assunto. Da mesma forma, em relação à temática do consumo, busca-se demonstrar a necessidade de consumir de maneira mais consciente.
As atividades foram ministradas pelas professoras Marta Piccini e Tatiele Kuntz e também pelos bolsistas Kelwin Fernando Rodrigues e Fabíola Guarani, além dos voluntários Luís Felipe Sanches e Fernanda Thomas de Oliveira.