Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Participantes do projeto “Vem pra cá”, que ensina português para imigrantes, visitam espaços públicos de Lajeado

Postado as 27/05/2022 11:14:05

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates



Os imigrantes que participam das aulas de português como língua adicional ofertadas pelo projeto de extensão “Vem pra cá”, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, conheceram ontem, 26, a Biblioteca Pública Municipal de Lajeado e a Casa de Cultura. Essa atividade integra o projeto didático “Nossa cidade”, uma das faces em que atuam os voluntários da Universidade. Participam do projeto mais de 25 imigrantes. 

Para a coordenadora do “Vem pra cá”, professora Maristela Juchum, “a atividade teve por objetivo inserir os imigrantes em espaços culturais públicos que existem na cidade de Lajeado. Por meio dessa experiência, os imigrantes puderam aprender sobre vários aspectos culturais presentes na comunidade lajeadense e também praticar o português em contextos autênticos de uso da língua. No ‘Vem pra cá’ partimos do pressuposto de que aprender uma língua é aprender a usá-la para interagir na sociedade”. 

As aulas do projeto são ministradas por acadêmicos e diplomados da Univates e demais voluntários da comunidade, que oportunizam formação em língua portuguesa para os imigrantes. Os encontros acontecem nas quintas-feiras, das 9h às 11h, nas dependências do Colégio Castelo Branco. Todos os imigrantes interessados podem participar das atividades. 

Divulgação/Univates

Os imigrantes participantes são do Haiti, Guiné-Bissau e Bangladesh. Para ser voluntário do projeto não precisa estar vinculado à Univates. As aulas de 2022 começaram em março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vempraca@univates.br.

Importância do projeto para a comunidade imigrante

Conforme a professora Maristela, o projeto tem impacto na comunidade local e também na formação acadêmica dos voluntários. “As aulas de português ofertadas pelo projeto são uma forma de a Universidade contribuir para a inserção dos imigrantes na comunidade local”, afirma.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods