No dia 10 de maio ocorreu o primeiro encontro de várias oficinas para estudantes desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão Robótica Educacional, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A atividade foi acompanhada pelo coordenador do projeto de extensão, professor Alexandre Stürmer Wolf, pelo bolsista do curso de Engenharia de Software, Enzo Schuh, e pelos mentores dos estudantes.
O projeto visa a oferecer treinamento aos estudantes para a criação de robôs que realizam determinadas tarefas, utilizando programação de computadores, e a manipulação de componentes mecânicos, sensores e atuadores de forma lúdica e descontraída.
Durante os encontros são disponibilizados kits de Lego MindStorms para os estudantes montarem seus experimentos. No entanto, nem tudo é brincadeira: existem os momentos de criação e montagem, mas também os momentos de reflexão e programação.
No primeiro treinamento de 2022, participaram estudantes que têm vínculo com a Organização Não-Governamental Hope - Filhos da Esperança, de Lajeado, que já agendou outros encontros, com mais participantes. Durante a atividade foram montados experimentos que, por fim, geraram pequenos robôs em forma de carrinhos. Os estudantes participantes foram estimulados a desenvolver robôs que pudessem participar de competições durante a oficina, além de realizar outras tarefas que necessitavam de programação das centrais lógicas.
Conforme o coordenador do projeto, ao longo do processo de criação, os estudantes observavam restrições em suas montagens, sendo necessários novo planejamento e alterações da ideia inicial, chegando inclusive à reestruturação total. Este é um dos intuitos das oficinas, deixar os estudantes livres à criatividade, fazer com que eles sintam a necessidade de planejamento e considerar as melhorias futuras, como, por exemplo, a interligação de centrais lógicas, sensores e atuadores, detalha Wolf.
O projeto de extensão Robótica Educacional - edição 2022 é um dos vários projetos de relação da universidade com a comunidade oferecidos pela Univates. Todas as escolas da região e áreas do entorno podem participar desse projeto de extensão, inclusive ONGs, sendo priorizados estudantes de Ensino Médio. As oficinas são oferecidas nas dependências da Univates para três grupos: turmas de escolas; grupos individuais da escola; e professores de escolas com interesse em ampliar o conhecimento na área.
Caso sua escola tenha interesse em participar das oficinas, sugere-se realizar ao menos três encontros, podendo ser ampliados conforme interesse e possibilidade de agendamento. Interessados podem entrar em contato com a coordenação do projeto, pelo e-mail robotica@univates.br, ou com o coordenador da ação, pelo e-mail awolf@univates.br.