Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Força das orixás femininas é retratada por estudantes da Univates e vira exposição na Casa de Cultura de Lajeado

Postado as 06/05/2022 08:31:55

Por Natalia Nissen

Yabá significa Mãe Rainha e simboliza a força das deusas africanas. E foi a partir de uma ideia para dar visibilidade às mulheres negras de Lajeado, e consequentemente de todos os outros lugares do Brasil, que o Centro de Educação Profissional - CEP da Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajeado se uniram para desenvolver um projeto especial.

A Exposição Yabás retrata as orixás femininas por meio de mulheres negras de Lajeado e tem o objetivo de contribuir com a desmistificação das religiões de matrizes africanas. O trabalho foi desenvolvido em uma parceria entre os cursos Técnico de Modelagem do Vestuário, Técnico em Processos Fotográficos e Técnico em Publicidade e o Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajeado, e será exposto, de 9 a 31 de maio, na Casa de Cultura de Lajeado. 

Divulgação

Produção

A professora Elise Bozzetto coordenou a iniciativa e as atividades dos cursos técnicos em Processos Fotográficos e em Publicidade. Mas foram os próprios estudantes que realizaram a produção das fotografias e orientaram as modelos durante as sessões. Eles foram divididos em três grupos e cada um atuou em um estúdio fotográfico diferente, pelos quais todas as Yabás passaram.

De acordo com o professor Cristian Metz, coordenador do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, o figurino também foi feito pelos estudantes, com a aplicação da técnica de Moulage. As peças foram confeccionadas diretamente sobre os corpos das modelos e caracterizam a indumentária de cada uma das Yabás.

Representatividade e valorização da cultura

Silvia Adriana Estanislau Lima é presidente do Centro de Cultura Afro-brasileira e também foi modelo no projeto, representando Otim, orixá da caça, protetora da mata e que tem domínio sobre as águas. Ela conta que participar da produção foi uma experiência maravilhosa e que as mulheres se sentiram muito bem cuidadas e dirigidas pela equipe.

A professora Elise Bozzetto destaca o clima de trabalho e a interação dos estudantes com as mulheres fotografadas. "Foi muito divertido. É muito bonito ver esse envolvimento e a sensibilidade dos estudantes para desenvolverem o trabalho." 

Ana Paula Lopes, que representa Oxum, é diplomada do curso Técnico em Comunicação Visual, e Eduarda da Silva Marques, que faz o papel de Obá, é graduada no curso de Relações Internacionais, ambos cursos da Univates. “É muito legal ver essas mulheres representando essas orixás e é muito simbólico poder fotografá-las”, pontua Elise.

De acordo com a professora, os estudantes conectaram-se com a temática ainda antes de fazer as fotos e entenderam a importância do projeto, da valorização do culto afro e da representatividade. "Fiquei muito feliz com o resultado. Os alunos tomaram para si a importância dessa produção cultural", finaliza.

A Exposição Yabás também será exibida no Sesc Lajeado, em junho, e na Univates, no mês de novembro.

Exposição Yabás
Quando: 9 a 31 de maio
Onde: Casa de Cultura de Lajeado
Quanto: gratuito

Ficha técnica

Promoção:
Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajeado

Realização:
Curso Técnico de Modelagem do Vestuário
Curso Técnico em Processos Fotográficos
Curso Técnico em Publicidade
Centro de Educação Profissional Univates

Modelos:
Ana Paula Lopes (Oxum)
Eduarda da Silva Marques (Obá)
Lisiane dos Santos (Iansã)
Maria Margarete Souza da Rosa (Yemanjá)
Silvia Adriana Estanislau Lima (Otim)

Fotografia:
Bruna Zanetti
Conan Rosendo
Doris Gottardi
Eliezer Delazeri Jung
Estêvão Augusto Piassini
Gabriela Simone Führ
Manu Delazeri
Larissa Bonzanini Dias
Luana Beatriz Barth
Luisa Vallejo
Maíza Maria Kern da Silva
Nágila Ferreira de Almeida
Roberta dos Santos de Aquino
Tiago Felipe Primaz

Direção de fotografia: Luiz Eugênio Gressler e Elise Bozzetto

Direção de Moda: Cristian Metz

Assistentes de Moda:
Amanda Kappel
Júlia Rosa
Leonardo Sell
Marinês da Silva

Coordenação: Elise Bozzetto

Univates/Divulgação

Univates/Divulgação

Univates/Divulgação

Univates/Divulgação

Univates/Divulgação

Univates/Divulgação

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods