Força das orixás femininas é retratada por estudantes da Univates e vira exposição na Casa de Cultura de Lajeado

Postado as 06/05/2022 08:31:55

Por Natalia Nissen

Yabá significa Mãe Rainha e simboliza a força das deusas africanas. E foi a partir de uma ideia para dar visibilidade às mulheres negras de Lajeado, e consequentemente de todos os outros lugares do Brasil, que o Centro de Educação Profissional - CEP da Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajeado se uniram para desenvolver um projeto especial.

A Exposição Yabás retrata as orixás femininas por meio de mulheres negras de Lajeado e tem o objetivo de contribuir com a desmistificação das religiões de matrizes africanas. O trabalho foi desenvolvido em uma parceria entre os cursos Técnico de Modelagem do Vestuário, Técnico em Processos Fotográficos e Técnico em Publicidade e o Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajeado, e será exposto, de 9 a 31 de maio, na Casa de Cultura de Lajeado.

Divulgação

Produção

A professora Elise Bozzetto coordenou a iniciativa e as atividades dos cursos técnicos em Processos Fotográficos e em Publicidade. Mas foram os próprios estudantes que realizaram a produção das fotografias e orientaram as modelos durante as sessões. Eles foram divididos em três grupos e cada um atuou em um estúdio fotográfico diferente, pelos quais todas as Yabás passaram.

De acordo com o professor Cristian Metz, coordenador do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, o figurino também foi feito pelos estudantes, com a aplicação da técnica de Moulage. As peças foram confeccionadas diretamente sobre os corpos das modelos e caracterizam a indumentária de cada uma das Yabás.

Representatividade e valorização da cultura

Silvia Adriana Estanislau Lima é presidente do Centro de Cultura Afro-brasileira e também foi modelo no projeto, representando Otim, orixá da caça, protetora da mata e que tem domínio sobre as águas. Ela conta que participar da produção foi uma experiência maravilhosa e que as mulheres se sentiram muito bem cuidadas e dirigidas pela equipe.

A professora Elise Bozzetto destaca o clima de trabalho e a interação dos estudantes com as mulheres fotografadas. "Foi muito divertido. É muito bonito ver esse envolvimento e a sensibilidade dos estudantes para desenvolverem o trabalho."

Ana Paula Lopes, que representa Oxum, é diplomada do curso Técnico em Comunicação Visual, e Eduarda da Silva Marques, que faz o papel de Obá, é graduada no curso de Relações Internacionais, ambos cursos da Univates. “É muito legal ver essas mulheres representando essas orixás e é muito simbólico poder fotografá-las”, pontua Elise.

De acordo com a professora, os estudantes conectaram-se com a temática ainda antes de fazer as fotos e entenderam a importância do projeto, da valorização do culto afro e da representatividade. "Fiquei muito feliz com o resultado. Os alunos tomaram para si a importância dessa produção cultural", finaliza.

A Exposição Yabás também será exibida no Sesc Lajeado, em junho, e na Univates, no mês de novembro.

Exposição Yabás
Quando: 9 a 31 de maio
Onde: Casa de Cultura de Lajeado
Quanto: gratuito