A docente doutora Jane Márcia Mazzarino, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e aos cursos de Comunicação Social e Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, lançou o livro Fragmentos autobiográficos e a Ecosofia NAT: experiências em fotolivros. A obra pode ser conferida gratuitamente clicando aqui. O lançamento é da Quipá Editora.
A pesquisadora, em seu trabalho nos últimos anos, desenvolveu a Ecosofia NAT, uma metodologia que se configura pela aproximação entre a natureza, a arte e as tecnologias (sociais e midiáticas), por meio das quais se exploram as imagens e o imaginário.
O livro narra experiências de criação de fotolivros artesanais organizados em ações de extensão do grupo de pesquisa Ecosofias, Paisagens Inventivas, do PPGAD da Univates.
A obra explora desenhos, elementos fotografados, sentidos explorados, elementos naturais sensibilizadores, sentimentos despertados, fragmentos coletados e escritos.
A pesquisadora explica que o convite a desenhar é para observar a natureza mais de perto, apurar o olhar e manter a atenção plena no aqui e agora. Já o ato de fotografar refere-se ao que mais sensibiliza o participante durante a experiência de estar só e em silêncio em um lugar escolhido.
Parar para sentir-se e sentir o mundo que se habita é algo tão simples, tão natural, mas muitas vezes causa estranhamento. Isso porque a experiência com e na natureza dá acesso ao que está submerso, escreve Jane.
Além dos registros em fotolivros, por meio do e-book o leitor tem acesso aos vídeos artesanais realizados durante as oficinas que compuseram a pesquisa que deu origem ao livro.