Em 2022 o Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa) da Universidade do Vale do Taquari - Univates chega à sua 12ª edição. O evento acontece presencialmente na Univates entre os dias 16 e 20 de maio. A programação, aberta à comunidade e gratuita para os estudantes e professores da Universidade, trará para a Univates, virtual e presencialmente, vários pesquisadores. O evento objetiva discutir temáticas transversais à formação dos estudantes dos cursos da saúde e de áreas afins. Clique aqui para conferir a programação do evento.
Neste ano, a temática será Vida-saúde no pós-pandemia, em que, por meio de palestras, oficinas e mesas-redondas, busca-se refletir sobre o cuidado integral aos sujeitos e coletivos no momento pandêmico que a humanidade está prestes a deixar para trás. Dentre outros assuntos, as atividades abordarão os desafios da pandemia para o Sistema Único de Saúde (SUS), os impactos na saúde mental e as condições de trabalho dos profissionais da saúde em tempos de pandemia.
O Sisa reúne os estudantes das áreas de Ciências da Vida e Ciências Médicas, além da comunidade regional interessada nos temas que fazem parte da programação. As inscrições nas atividades já estão abertas. Para a comunidade, a taxa de inscrição é de R$ 20,00. Mais informações podem ser conferidas no site do evento https://www.univates.br/evento/sisa ou com o setor de Cultura e Eventos da Univates, pelo e-mail eventos@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5943.
Para a coordenadora da comissão organizadora do evento, professora Gisele Dhein, a expectativa é que seja possível trocar experiências e aprender coletivamente. Neste ano, a comissão pensou em temáticas transversais à formação, isto é, pensou em temáticas que fossem relevantes a qualquer curso da saúde, destaca.
A pandemia trouxe muitos desafios para o campo da saúde. Poder compartilhar de forma teórico-prática como foi e está sendo a experiência de uma pandemia e seus efeitos na vida dos indivíduos e da população é de uma riqueza imensa para os estudantes: é a história viva!, complementa a docente. É poder aprender em ato, isto é, é a educação permanente se efetivando. O evento tem o intuito de poder contar um pouco desse processo, tanto por palestrantes nacionalmente reconhecidos quanto por profissionais do Vale, professores e estudantes da Univates.