Recentemente as médicas Thaísa Cardoso Fenalte e Isabela Borella da Silva, diplomadas no curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, começaram a atuar como preceptoras na Instituição. As duas realizam atividades de supervisão e orientação de estudantes do curso nos estágios na área de Emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado.
Thaísa e Isabela são diplomadas da primeira turma do curso de Medicina, graduadas no final de 2019, e concluíram recentemente o Programa de Residência Médica em Clínica Médica, oferecido pela Univates em parceria com o Hospital Bruno Born (HBB).
Isabela tem 28 anos e é de Catanduvas, em Santa Catarina. Ela mora em Lajeado desde 2014, quando iniciou os estudos na Univates. Neste cenário cabe a mim acompanhar os internos nos atendimentos por meio de discussão dos casos para optarem pela prescrição das melhores condutas para os pacientes, além de auxiliar e ensinar pequenos procedimentos que podem ser feitos na UPA.
Para ela, é empolgante se ver do outro lado, realizando orientação. Há pouco tempo eu estava lá como estudante. Tudo é interessante, poder participar da formação dos alunos, a troca de conhecimento e experiências Acredito que o aprendizado é mútuo, revela.
Isabela não descarta a possibilidade de, no futuro, seguir estudando e rumar para a docência na área da saúde. A Univates faz parte da minha vida e principalmente da minha carreira. Vim para Lajeado sem conhecer nada nem ninguém. Fui tão bem acolhida e me identifiquei tanto com o lugar que, após acabar a faculdade, fiz residência médica em Clínica Médica pela Univates/HBB e sigo por aqui, trabalhando, agora contratada pela Univates. O tempo passou tão rápido e foram anos muito intensos.
Thaísa é de Lajeado e também tem 28 anos. Nas suas atividades, ela se concentra em discutir os casos de pacientes que os estudantes acompanham. A ideia geral é demonstrar para os internos quais atividades podem ser desenvolvidas na UPA 24h, lugar em que atuam muitos médicos logo após a formação, complementa. Gosto de estar aqui. O mais interessante de estar com os alunos é a troca. Eu estive ali, no lugar deles, há pouco tempo. É interessante ver como o processo é pelo outro lado. Aprendemos constantemente e me sinto bem ao contribuir para a formação dos estudantes. Pretendo seguir nesta área. Gosto bastante de atuar como preceptora.