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Pesquisa, Pós-graduação

Mestrando surdo qualifica projeto de dissertação no PPGECE da Univates

Por Lucas George Wendt

Postado em 20/04/2022 10:16:45


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O estudante cuiabense Ronan Guimarães Cardoso é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. No último dia 30 ele qualificou seu projeto de dissertação, tornando-se o primeiro estudante de pós-graduação surdo da Univates a qualificar um trabalho acadêmico. 

Até fevereiro de 2023 o mestrando terá concluído sua pesquisa. A apresentação do projeto foi realizada de maneira virtual, com o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e contou com a participação de uma banca avaliadora, processo usual na avaliação de trabalhos acadêmicos. 

Cardoso vai estudar, a partir de seu projeto, o ensino de frações para alunos surdos na perspectiva da etnomatemática. As professoras Marli Teresinha Quartieri e Daiane Kipper são as orientadoras acadêmicas do mestrando, que, a partir de agora, vai se dedicar a desenvolver a pesquisa, ampliando o conhecimento sobre o ensino de matemática para estudantes surdos. 

Divulgação/Univates

Marli explica que a maior parte do contato com Ronan foi virtual, com a mediação da docente Daiane, que é professora de Libras. No final de 2021 o estudante veio para Lajeado, por quase um mês, para focar na escrita do projeto, processo no qual foi acompanhado pelas professoras. 

“Como Ronan está cursando o PPGECE, que é um programa profissional, ele precisa fazer uma intervenção pedagógica. Então, fará sua intervenção com estudantes surdos, na perspectiva da etnomatemática, para investigar quais saberes são expressos por esses estudantes quando a eles são proporcionadas atividades vinculadas às frações e números decimais”, detalha Marli. 

A etnomatemática investiga os modos de pensar e fazer matemática considerando a cultura dos estudantes. Assim, Ronan estará contribuindo para os estudos sobre a cultura surda e a Matemática, bem como para as pesquisas da educação matemática, uma vez que são poucos os trabalhos realizados por professores surdos abordando o ensino de matemática para estudantes surdos.  

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