Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates firma contrato para prestação de serviços nutricionais em Arroio do Meio

Postado as 18/04/2022 14:43:49

Por Natalia Nissen

A Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Prefeitura de Arroio do Meio firmaram, na última quarta-feira, 13, uma parceria para prestação de serviços de nutrição no município. O contrato prevê atendimentos realizados por nutricionistas e médicos especialistas em nutrologia. A expectativa é de que mais de 300 pessoas sejam beneficiadas no período de vigência do convênio, que é de seis meses.

A nutricionista e coordenadora do projeto, Franciele Machado Wermann, explica que os serviços serão gratuitos para os pacientes e realizados via Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos feitos por nutricionistas ocorrerão diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Arroio do Meio, sem a necessidade de deslocamento para Lajeado.

De acordo com Franciele, o objetivo do projeto é atender, avaliar, investigar e tratar condições agudas ou crônicas, promovendo o cuidado e a orientação de pacientes em todos os ciclos da vida.

Rodrigo Balbueno

Como vai funcionar

Os pacientes deverão ser encaminhados para atendimento nutricional pelo médico da UBS. Para consultas com nutricionistas, cada paciente terá direito a seis atendimentos individuais em um período de três meses. Após, e se necessário, será direcionado para acompanhamento em grupos.

Já os atendimentos com o médico nutrólogo serão limitados a quatro consultas por pessoa, em um período de seis meses. Essas consultas serão realizadas no Saúde Univates, em Lajeado.

A Univates também é responsável pela disponibilidade dos materiais necessários para as consultas, como balança, fita métrica, plicômetro e estadiômetro. Além disso, algumas atividades poderão contar com a participação de estudantes/estagiários do curso de Nutrição da Universidade. 

Os atendimentos à comunidade iniciam no dia 2 de maio.

APS Univates em Arroio do Meio

Desde outubro de 2021 a Fundação Univates realiza a gestão de parte dos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município de Arroio do Meio. O convênio com a Prefeitura foi firmado em setembro do ano passado.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-3