Orquestra Gustavo Adolfo/Univates seleciona músicos

Postado as 29/03/2022 18:20:05

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo tornam público o processo seletivo para a composição da Orquestra Gustavo Adolfo/Univates. As vagas abertas são destinadas a toda a comunidade regional, que pode se inscrever a partir desta quarta-feira, 30. Clique aqui para conferir o edital

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e encerram no dia 28 de abril de 2022. Elas deverão ser feitas por meio do link do sistema de inscrições, também disponibilizado na agenda de eventos da Univates. O candidato deverá gravar um vídeo de 30 segundos a 2 minutos executando uma peça musical de livre escolha para a prova instrumental e postá-lo no YouTube em modo “Não listado”, gerando um link para anexar à inscrição.

Nicole Morás

Uma audição também será realizada no dia 7 de maio, no turno da manhã, visando ao preenchimento das seguintes posições: trompete; trombone; violinos, violas, violoncelos e contrabaixo acústico; flauta transversal; sax tenor; sax alto; clarinetes; e flautas doces (soprano, contralto, tenor e baixo).

A lista dos candidatos classificados será divulgada no dia 9 de maio, pelo e-mail cadastrado pelo candidato no momento da inscrição. O candidato deverá dispor de carga horária mínima de quatro horas semanais para participar dos ensaios, que acontecem nas quintas-feiras, das 17h às 19h, e nos sábados, das 9h30min às 11h30min.

Ao longo do dia 30, quarta-feira, intervenções estão programadas para acontecer no campus da Universidade.

Saiba mais sobre a Orquestra Gustavo Adolfo/Univates

Nicole Morás

A Orquestra Gustavo Adolfo/Univates foi lançada em dezembro de 2019. O grupo tem atualmente 26 integrantes, oriundos da Orquestra Gustavo Adolfo, cuja constituição ocorreu em 1997. No momento, os músicos atuam no modelo "big band", com a maioria de instrumentos de sopro, se destacando o saxofone, o clarinete, os metais e a percussão.

Segundo o regente da orquestra, Éderson Drebes, o lançamento do edital é um dos movimentos para transformar a formação do grupo em orquestra filarmônica. "Até 2030 será implementado um novo corpo: primeiro instrumentos de cordas, com violas, violinos, violoncelos, contrabaixos. E outra parte com os instrumentos de sopro que já compõem nosso grupo", explica.

Paralelo ao edital de seleção, o GA conta com o Projeto Orquestrando, que visa a formação de estudantes para os instrumentos de sopro, que são incorporados à orquestra principal.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.