Divulgação/Acervo pessoal

Seminário sobre liderança estudantil reúne cerca de 130 estudantes da Univates

Postado as 29/03/2022 10:23:13

Por Lucas George Wendt

A Reitoria da Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve reunida, no último sábado, 26, com estudantes que desempenham funções de liderança estudantil ‒ representantes de turma, membros das gestões dos Diretórios Acadêmicos (DAs) e do Diretório Central de Estudantes (DCE). Na ocasião, a reitora da Univates, professora Evania Schneider, conversou com os estudantes sobre liderança e o seu papel. O evento contou com a participação de cerca de 130 pessoas e, durante a manhã, abordou temas como empatia, comunicação não violenta, negociação, entre outros.

Nicole Morás

Conforme a reitora, o objetivo do seminário é demonstrar para os estudantes o quanto é possível aproveitar o ambiente universitário para tornar-se uma liderança e desenvolver essa competência. “Esperamos poder prepará-los para essas atividades, visto que eles foram escolhidos pelos colegas para essas funções. Os espaços de representação estudantil ‒ de turma, de curso e dos estudantes da Univates em geral ‒ são muito relevantes para o cotidiano universitário”, destaca Evania.

Nicole Morás

O estudante Leonardo da Rocha Junqueira, de Bom Retiro do Sul, foi um dos presentes. Ele cursa Farmácia e está no oitavo semestre do curso. Ele elogiou a atividade promovida pela Reitoria da Instituição. “Pensava que ser líder de turma era apenas captar eventuais reclamações, sugestões e elogios e repassá-los para a Reitoria durante as reuniões, porém ser líder vai muito além disso. É estar à frente da turma buscando melhorar a interação entre alunos e professores e a resolução de problemas sem deixar que se estendam”. Para o acadêmico, o seminário foi fundamental para lapidar as habilidades de liderança. “Este aprendizado eu posso levar para meu emprego, por exemplo, onde atuo como líder de setor”.

Kimberly Naiane Duarte da Rosa, de Teutônia, estudante do curso de Direito, também participou do evento. Ela é representante de turma, atua no DA do curso e também integra o DCE. Ela descreve a experiência como muito positiva para sua formação. “O seminário foi de grande aprendizado, mas o que mais me chamou a atenção foi a importância de um um líder poder representar realmente o seu grupo. Poder ser um acesso para as pessoas resolverem seus problemas e encontrar solução para as situações de conflito”, detalha ela, que planeja compartilhar suas experiências no seminário com os colegas em sala de aula.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods