No próximo sábado, 26, a Universidade do Vale do Taquari - Univates encerra mais um período de colações de grau. Durante o último mês, as colações foram referentes ao período de 2021B, ou seja, formandos do último semestre que realizaram seus eventos dentro do calendário regular e tradicionalmente previsto para as colações.
Em razão da pandemia de Covid-19 e de adiamentos de colações anteriormente programadas para turmas de períodos pregressos, os meses de dezembro de 2021 e janeiro e fevereiro de 2022 também contaram com colações. Eles foram reservados para as solenidades de turmas que tiveram suas datas afetadas pela pandemia - correspondentes aos períodos de 2019B, 2020A, 2020B e 2021B. Os formandos de 2021A realizaram suas colações em agosto do último ano.
No total, ao longo dos últimos quatro meses, após o sábado, 26, terão sido realizadas 26 cerimônias de formatura. Receberam seus certificados e diplomas 1.116 estudantes dos cursos técnicos e de graduação, estes últimos ofertados nas modalidades presencial e a distância. O público foi superior a 10 mil pessoas no Teatro Univates. E 314 professores participaram nas mesas oficiais.
As colações contaram com um envolvimento intenso das equipes da Universidade e seguiram todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão da covid-19.
Com o encerramento do período de colações de 2021B, após dois anos de datas suspensas e postergadas, a Univates regulariza o calendário de colações, o que significa dizer que as colações das próximas turmas, as de 2022A, acontecerão normalmente entre julho e agosto próximo.
Expectativas
O formando Nelson Antônio Seibel (62), de Lajeado, é um dos concluintes que vai se formar no sábado, 26. Ao longo dos últimos quatro anos, ele estudou no curso Técnico em Segurança do Trabalho da Univates. Estou muito ansioso para esse momento tão esperado, diz ele. Segundo Seibel, é por meio do contato com o conhecimento e do convívio com os colegas e docentes que a Universidade faz a diferença na sua vida. Com meus 62 anos, lembro que nunca é tarde para alcançar os objetivos. O importante é ter persistência e determinação, que o resultado cedo ou tarde chegará. Menciono um agradecimento especial a todos os professores, que souberam tão bem passar os seus conhecimentos, diz o formando, que revela estar na expectativa para compartilhar com a família o evento do sábado.