Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudante da Univates participa de prova do Prêmio Capes Talento Universitário

Postado as 24/03/2022 10:30:47

Por Lucas George Wendt

Prêmios individuais de R$ 5 mil para os mil participantes com as maiores notas de prova estão previstos para os melhores colocados no 2º Prêmio Capes Talento Universitário, que reconhece o desempenho dos alunos com alto grau de desenvolvimento de competências cognitivas. A premiação vai subsidiar estudos e pesquisas da Capes para a formulação de políticas públicas para a educação superior. 

Uma estudante da Universidade do Vale do Taquari - Univates está participando e representando a universidade na seletiva. Carolina Theves Heisser é acadêmica do curso de História e bolsista de iniciação científica na Instituição.  

No último dia 20 de março, a prova foi aplicada, com 80 questões de múltipla escolha, todas sobre conhecimentos gerais. Carolina realizou a avaliação em Porto Alegre. Em todo o Brasil, cerca de 44 mil pessoas participaram da prova. O resultado será divulgado a partir de abril. 

Divulgação/Acervo pessoal

Carolina Theves Heisser

Carolina Theves Heisser

“Foi bem interessante participar. É uma prova similar a um vestibular, por exemplo. É muito bom saber que essas oportunidades são possíveis, principalmente em um momento em que, infelizmente, os recursos e incentivos para educação e pesquisa estão em baixa no País”, afirma a estudante. “Achei interessante a proposta, li o edital e decidi me inscrever. Não pensando no prêmio, mas sim em participar e aproveitar isso como uma experiência nova”. 

Pôde participar quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ou 2020 e ingressou na educação superior em 2021. É preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar. Outra exigência é não estar em débito com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou outras agências de fomento à pesquisa.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods