Prêmios individuais de R$ 5 mil para os mil participantes com as maiores notas de prova estão previstos para os melhores colocados no 2º Prêmio Capes Talento Universitário, que reconhece o desempenho dos alunos com alto grau de desenvolvimento de competências cognitivas. A premiação vai subsidiar estudos e pesquisas da Capes para a formulação de políticas públicas para a educação superior.
Uma estudante da Universidade do Vale do Taquari - Univates está participando e representando a universidade na seletiva. Carolina Theves Heisser é acadêmica do curso de História e bolsista de iniciação científica na Instituição.
No último dia 20 de março, a prova foi aplicada, com 80 questões de múltipla escolha, todas sobre conhecimentos gerais. Carolina realizou a avaliação em Porto Alegre. Em todo o Brasil, cerca de 44 mil pessoas participaram da prova. O resultado será divulgado a partir de abril.
Foi bem interessante participar. É uma prova similar a um vestibular, por exemplo. É muito bom saber que essas oportunidades são possíveis, principalmente em um momento em que, infelizmente, os recursos e incentivos para educação e pesquisa estão em baixa no País, afirma a estudante. Achei interessante a proposta, li o edital e decidi me inscrever. Não pensando no prêmio, mas sim em participar e aproveitar isso como uma experiência nova.
Pôde participar quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ou 2020 e ingressou na educação superior em 2021. É preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar. Outra exigência é não estar em débito com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou outras agências de fomento à pesquisa.