Ministério do Turismo apresenta: Ospa abre Série Interior com concerto em Lajeado (1°/4)
Fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) vai viajar a seis cidades do Rio Grande do Sul ao longo de 2022. As apresentações, sempre gratuitas, integram a Série Interior. A primeira parada é o Teatro Univates, em Lajeado, que foi inaugurado pela Ospa em 2014 e volta a receber a orquestra para um concerto na sexta-feira, 1° de abril , às 20h.
A apresentação tem regência do maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, e participação da soprano Débora Faustino, como solista convidada. A distribuição de ingressos começa às 13h desta quinta-feira (24), no Núcleo de Educação Continuada da Univates, no sala 110 do Prédio 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h, e sábado das 8h às 12h. O limite é de quatro ingressos por CPF (pessoal e intransferível). Em caso de dúvidas, o telefone para contato é o (51) 3714-7011.
O maestro Evandro Matté preparou um repertório variado, com grandes compositores europeus e latino-americanos. A cantora lírica Débora Faustino se juntará à orquestra para interpretar duas árias do italiano Giacomo Puccini (1858 - 1924), O Mio Babbino Caro (trecho da ópera Gianni Schicchi") e ''Quando me'n vo''' (trecho da ópera La Bohème), além de ''Meine Lippen (ópera Giuditta), do alemão Franz Lehár (1870 - 1948).
Débora ressalta que essas três árias são protagonizadas por mulheres fortes e apaixonadas: Lauretta, Musetta e Giuditta, que exprimem na música seu sofrimento por amor. Durante as músicas, cada uma das personagens usa a sua melhor arma de sedução para tentar conseguir o que quer, comenta a cantora.
A apresentação prevê também várias peças instrumentais, começando pela abertura da ópera O Morcego, do compositor austríaco Johann Strauss II (1825 - 1899), e incluindo obras-primas do alemão Johannes Brahms (1833 - 1897), do mexicano Arturo Márquez (1950 -), do argentino Alberto Ginastera (1916 - 1983) e dos brasileiros Dinorá de Carvalho (1895 - 1980) e Cyro Pereira (1929 - 2011).
Sobre Evandro Matté (regente)
É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006 atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019 foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.
Sobre Débora Faustino (soprano)
A cantora lírica Débora Faustino é bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2013 a soprano fez o seu debut no Carnegie Hall, sob a direção do maestro Linus Lerner, como solista na peça The Mass of Children, de John Rutter. Em 2015 recebeu o título de Mestra pelo San Francisco Conservatory of Music nos Estados Unidos. Viveu na Europa, onde aperfeiçoou seus conhecimentos estudando com renomados profissionais. De volta ao Brasil, entrou para o grupo do Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo em 2017, participando de espetáculos como Die Zauberflöte, João de Barro para Crianças, Der Rosenkavalier, João e Maria e Missa de Bernstein. Em 2018 esteve na Alemanha para interpretar Papagena em Die Zauberflöte e no México para encenar a personagem Micaëla em Carmen. Em 2019 foi a soprano solista em Stabat Mater, de Pergolesi, com a Orquestra Sinfônica de Gramado. Em 2021, ao lado da mesma orquestra, integrou o elenco da ópera Amahl, de Menotti, e estrelou dezenas de concertos natalinos.
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)
Temporada 2022
Série Interior Lajeado
Quando: 1º de abril de 2022, às 20h
Onde: Teatro Univates (av. Avelino Talini, 171 - bairro Universitário, Lajeado/RS)
Ingresso: entrada franca, com distribuição de ingressos no Núcleo de Educação Continuada da Univates (sala 110 do Prédio 1 da Univates - 3714-7011), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h, e sábado das 8h às 12h. Limite de quatro ingressos por CPF (pessoal e intransferível).
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: o Teatro Univates possui 16 lugares adicionais destinados a cadeirantes, 12 poltronas para pessoas com mobilidade reduzida e 12 poltronas para obesos. Além disso, o prédio tem piso podotátil para pessoas com deficiência visual, descrição em braille na sinalização, rampas de acesso ou plataformas móveis para acesso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.
Mais informações: 3714-7000, ramal 5946.
Programa
Regente:
Evandro Matté (regente Brasil)
Solista:
Débora Faustino (soprano Brasil)
-
Strauss II, Johann | Abertura (ópera O Morcego)
Puccini, Giacomo | Ária " O Mio Babbino Caro" (ópera Gianni Schicchi)
Puccini, Giacomo | Ária ''Quando Me'n Vo''' (ópera La Bohème)
Brahms, Johannes | Dança Húngara nº 1
Lehár, Franz | Ária ''Meine Lippen (ópera Giuditta)
Márquez, Arturo | Conga del Fuego
Ginastera, Alberto | Malambo (balé Estância)
Carvalho, Dinorá de | Abertura Noite de São Paulo
Pereira, Cyro | Aquarela de Sambas
Direção Artística:
Evandro Matté
Apresentação:
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul
Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás
Apoio Institucional: Univates e Teatro Univates
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal Pátria Amada Brasil. Pronac: 192458.
Acompanhe a Ospa pelas redes sociais: