Estudantes de Medicina da Univates e Simers organizam trote solidário no próximo sábado

Postado as 17/03/2022 16:45:16

Por Nicole Morás

Até o dia 11 de abril, estudantes e a coordenação do curso de Medicina da Univates, em parceria com o Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/SIMERS), organizam o Trote Solidário. Conforme o estudante Enzo Santana, a campanha é um exemplo de que Medicina vai além da sala de aula ou de um consultório médico. “Ela mostra que Medicina é sobre fazer a diferença na vida das pessoas”, diz.

As atividades do Trote envolvem a arrecadação de donativos, de tampinhas plásticas e de livros de pré-vestibular, além da doação de sangue. A doação de alimentos e produtos de higiene pode ser realizada, de forma presencial, em Lajeado, no próximo sábado, dia 19, das 09h às 19h, nos supermercados:

- Imec Centro

- Imec São Cristóvão

- STR Centro

- Rede Super BR

Até o dia 11 de abril, as doações também podem ser feitas virtualmente, pelo site www.doealimentos.com.br/Inicial/referrer=troteunivates2022.

As tampinhas plásticas podem ser deixadas em diversos pontos de coleta espalhados pela cidade de Lajeado (inclusive no campus da Univates) até o dia 11 de abril.

As doações de sangue podem ser realizadas em qualquer hemocentro, bastando realizar sua inscrição e envio do comprovante de doação pelo site www.trotesolidario.com.br até o dia 11 de abril.

Quanto aos livros pré-vestibular, a entrega pode ser acertada diretamente com os organizadores da campanha, bastando entrar em contato pelo Instagram, também até o dia  11 de abril.

Mais informações estão disponíveis no perfil da campanha no Instagram @trotesolidariounivates.

Saiba mais

O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo da campanha é mudar a percepção de que o momento de recepção dos novos universitários (o trote) é algo relacionado a atos violentos e em que nada agrega aos novos acadêmicos. A atividade busca fomentar, já no primeiro semestre de curso, a percepção da inserção e a abrangência das atividades da Medicina junto à comunidade. A ação é realizada desde 2008 em parceria com todas as universidades do estado que possuem cursos de Medicina, além de contar com o apoio dos bancos de sangue, do Instituto do Câncer Infantil, de cursinhos pré-vestibular e Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e vem crescendo a cada ano. Somente no ano de 2021 foram arrecadadas em todo o estado mais de 27 toneladas de donativos; mais de 700 bolsas de sangue; mais de 4000 livros e mais de 700kg de tampinhas plásticas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.