Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional, Vale do Taquari

Cerca de 300 pessoas foram atendidas pela Univates em projeto de extensão na área da Alfabetização em 2021

Por Lucas George Wendt

Postado em 17/03/2022 12:05:21


Compartilhe

Um dos projetos de extensão da Universidade do Vale do Taquari - Univates é o Alfab&Letrar, que recentemente passou a ter uma derivação, o Alfabeletrando, este realizado em parceria com prefeituras do Vale do Taquari e do entorno a para contribuir com a alfabetização de crianças no retorno às atividades escolares. 

No ano de 2021, o projeto de extensão Alfab&Letrar, excetuando as ações promovidas no âmbito do Alfabeletrando, esteve presente em três cidades do Vale do Taquari e do entorno: Lajeado, Estrela e Passo do Sobrado. 

Juntamente com outro projeto de extensão da Univates, o Alter, realizou atividades também no município de Guaporé, na Serra. Somando as atividades realizadas no Alfabeletrando, também aconteceram ações no município de Garibaldi. Durante o ano, no total, o projeto realizou 14 ações, contemplando 289 pessoas. 

O projeto de extensão Alfab&Letrar oferece as bases por meio das quais o projeto Alfabeletrando acontece. O Alfab&Letrar acontece na Univates desde 2019 e atualmente conta com três voluntárias: duas professoras da rede básica de ensino e uma estudante do curso de Pedagogia a distância (EAD), além da coordenadora, professora do curso de Pedagogia Danise Vivian; da professora voluntária do curso de Letras, Garine Keller; e da bolsista do curso de Letras EAD Carla Fernanda Schneider. 

O projeto oferece atividades de alfabetização, letramento e letramento literário, por meio de práticas didático-pedagógicas com alunos da pré-escola, do 1º ano e do 2º ano do Ensino Fundamental e com adultos imigrantes em processo de aquisição de segunda língua, esta última atividade realizada em parceria com o projeto de extensão Vem pra Cá

Conforme a bolsista Carla Schneider, o projeto contribui como um aporte para os professores do ciclo alfabetizador e também permite um novo olhar para a prática em sala de aula, proporcionando diferentes formas de dinamizar o processo de alfabetização, com a utilização de brincadeiras e da literatura para desenvolver o processo alfabetizador. “Acredita-se que, por meio de experiências lúdicas desenvolvidas com esse projeto de extensão, o interesse dos alunos da Educação Básica sobre as aulas pode ser fortalecido, contribuindo, assim, para a aquisição da leitura e da escrita e a qualificação da alfabetização”, complementa. 

Além da extensão, o projeto também tem relações com o grupo de pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), que, em uma de suas frentes, pesquisa os processos de alfabetização a partir de dados coletados no programa Alfabeletrando e no Alfab&Letrar. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar