Um dos projetos de extensão da Universidade do Vale do Taquari - Univates é o Alfab&Letrar, que recentemente passou a ter uma derivação, o Alfabeletrando, este realizado em parceria com prefeituras do Vale do Taquari e do entorno a para contribuir com a alfabetização de crianças no retorno às atividades escolares.
No ano de 2021, o projeto de extensão Alfab&Letrar, excetuando as ações promovidas no âmbito do Alfabeletrando, esteve presente em três cidades do Vale do Taquari e do entorno: Lajeado, Estrela e Passo do Sobrado.
Juntamente com outro projeto de extensão da Univates, o Alter, realizou atividades também no município de Guaporé, na Serra. Somando as atividades realizadas no Alfabeletrando, também aconteceram ações no município de Garibaldi. Durante o ano, no total, o projeto realizou 14 ações, contemplando 289 pessoas.
O projeto de extensão Alfab&Letrar oferece as bases por meio das quais o projeto Alfabeletrando acontece. O Alfab&Letrar acontece na Univates desde 2019 e atualmente conta com três voluntárias: duas professoras da rede básica de ensino e uma estudante do curso de Pedagogia a distância (EAD), além da coordenadora, professora do curso de Pedagogia Danise Vivian; da professora voluntária do curso de Letras, Garine Keller; e da bolsista do curso de Letras EAD Carla Fernanda Schneider.
O projeto oferece atividades de alfabetização, letramento e letramento literário, por meio de práticas didático-pedagógicas com alunos da pré-escola, do 1º ano e do 2º ano do Ensino Fundamental e com adultos imigrantes em processo de aquisição de segunda língua, esta última atividade realizada em parceria com o projeto de extensão Vem pra Cá.
Conforme a bolsista Carla Schneider, o projeto contribui como um aporte para os professores do ciclo alfabetizador e também permite um novo olhar para a prática em sala de aula, proporcionando diferentes formas de dinamizar o processo de alfabetização, com a utilização de brincadeiras e da literatura para desenvolver o processo alfabetizador. Acredita-se que, por meio de experiências lúdicas desenvolvidas com esse projeto de extensão, o interesse dos alunos da Educação Básica sobre as aulas pode ser fortalecido, contribuindo, assim, para a aquisição da leitura e da escrita e a qualificação da alfabetização, complementa.
Além da extensão, o projeto também tem relações com o grupo de pesquisa O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), que, em uma de suas frentes, pesquisa os processos de alfabetização a partir de dados coletados no programa Alfabeletrando e no Alfab&Letrar.