Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional, Pesquisa

Doutorando em Ensino na Univates recebe título da Academia Luso-Brasileira de Letras do RS

Por Lucas George Wendt

Postado em 16/03/2022 15:30:29


Compartilhe

O doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - Univates Luís Felipe Pissaia recebeu o título de “Imortal” pela Academia Luso-Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul (ALBL-RS) no último sábado, 12. Pissaia atua nos cursos de educação continuada e já foi docente do curso de Enfermagem. 

O título de representatividade para um escritor do Vale do Taquari é um reconhecimento à atuação profissional de Pissaia em defesa da ciência e, sobretudo, à paixão pela escrita - que alavanca a pesquisa e a formação acadêmica do docente. 

Aos 29 anos, Pissaia é mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates. São mais de 100 artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, além de uma prolífica produção textual divulgada em jornais e revistas de todo o estado desde 2016. 

Nicole Morás



“O título é uma honraria intelectual em nível internacional, acompanhada de responsabilidades, dentre as quais o comprometimento com as causas sociais principalmente relacionadas à educação e disseminação de conhecimento à humanidade”, observa Pissaia. Ele complementa que, para um pesquisador e escritor, a obra de vida é a doação de conhecimento para a humanidade. 

Divulgação/Acervo pessoal





“Receber o título de ‘Imortal’ é a certeza de que essa obra permanecerá viva nas próximas gerações, impulsionando o desenvolvimento das comunidades e preservando a intelectualidade humana”, acrescenta. 

“A ciência para mim é um terreno amplo a ser desbravado. Estudo com afinco processos próprios da enfermagem, como a Sistematização da Assistência de Enfermagem, bem como as suas nuances no ensino e na aprendizagem com o uso do software Tasy para a atual tese de doutorado, a qual foi reconhecida com mérito pela Philips desde a concepção. O título não é um reconhecimento individual, mas faz parte de uma construção coletiva que inclui a Univates”. 

Divulgação/Acervo pessoal



“Destaco no Luis Felipe algumas características que considero importantes de um pesquisador: motivação, conhecimento do assunto que investiga, curiosidade, criatividade, humildade para ter atitude autocorretiva, disciplina e comprometimento social”, revela a professora Eniz Conceição Oliveira, orientadora acadêmica de Pissaia no doutorado. “O reconhecimento com prêmio da academia luso-brasileira ao trabalho desenvolvido pelo Luis Felipe vem evidenciar o seu perfil de pesquisador”, complementa a docente. 

Saiba mais

A Academia Luso-Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul (ALBL-RS) é uma associação civil, sem fins lucrativos, compondo um centro luso-brasileiro de estudos e pesquisas, que tem como finalidade valorizar, difundir e integrar ações culturais e artísticas, com o fim de identificar e preservar o conceito de “Luso-Brasilidade”, além de estreitar laços com Portugal e estudar o legado deixado pelo povoamento dos açorianos no Brasil, e mais especificamente no Rio Grande do Sul, criando vínculos com outras instituições culturais internacionais. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar