Em setembro de 2021, a Universidade do Vale do Taquari Univates e o Hospital Bruno Born (HBB) uniram esforços para realização de uma atividade acadêmica que compõe o programa Lab Aula+ e lançaram um edital para criação de um Centro Inovador de Cuidados com Idosos vinculado ao Hospital.
A ação faz parte do primeiro desafio didático com aplicação prática proposto aos estudantes de graduação presencial e de Educação a Distância (EAD) e dos cursos técnicos da Univates, de qualquer área e de qualquer semestre.
Na última sexta-feira, 11, os quatro projetos desenvolvidos pelos estudantes foram apresentados para uma comissão avaliadora. As propostas participantes serão cedidas aos responsáveis pelo HBB, com a finalidade de servir como base para um futuro projeto do novo Centro.
Na ocasião foram divulgadas as equipes vencedoras, tendo a Equipe 3 conquistado o primeiro lugar e recebido o valor de R$ 5 mil em créditos estudantis na Univates, dividido entre os membros da equipe. O segundo colocado recebeu R$ 3 mil e o terceiro colocado, R$ 2 mil.
O projeto vencedor foi entregue para o HBB e, futuramente, pode ser implementado pelo Hospital.
Equipe vencedora
Equipe 3:
- Brahiana Gosmann, da área de Ciências da Saúde;
- Deise Gregory, da área de Ciências Exatas e Engenharias;
- Maria Gorete Telöken, da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Mathias Henrique Appelt, da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Rafael Racorto Reisdörfer, da área de Ciências da Saúde;
- Raquel Cristina Michel, da área de Ciências da Saúde;
- Sidnei André Eckert Bisol, da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Waldo Luiz Costa Neto, da área de Ciências Exatas e Engenharias.
A estudante Maria Gorete Telöken, 24 anos, da cidade de Arroio do Meio, é a líder do grupo vencedor. Ela é estudante da Univates desde 2016, tendo se formado no curso Técnico em Administração em 2018B e no Técnico em Serviços Jurídicos em 2020A. Atualmente está no penúltimo semestre do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Entramos no projeto para colocar em prática o conhecimento adquirido na Universidade. É gratificante ver que o esforço valeu a pena, comenta a estudante. O que eu destaco de mais positivo foi a multidisciplinaridade da nossa equipe, com uma área complementando a outra. Atuamos de forma conjunta, cada um somando seu olhar para que o projeto tomasse a dimensão final. O grupo, que reuniu três grandes áreas do conhecimento, realizou visitas técnicas e participou de mentorias com docentes da Univates para poder dar forma à ideia.
Envelhecer faz parte da vida, e é possível, por meio de um espaço planejado, fazer isso de forma saudável, descreve Maria, indicando que esse foi o lema que sua equipe seguiu. Todas as nossas ações foram orientadas para o bem-estar das pessoas. Estamos lidando com um projeto que vai impactar vidas. E esse foi, também, um projeto de grande importância para nossa trajetória acadêmica. Para a estudante, o trabalho em equipe que desenvolvemos me surpreendeu bastante. Muitas vezes é difícil, num trabalho em grupo, engajar todas as pessoas. No nosso projeto posso dizer que todos participaram com seus diferentes pontos de vista e ideias. Nosso trabalho em equipe se refletiu no resultado que tivemos.
Benefício mútuo
O Lab Aula+ permite aos alunos trabalharem em desafios extracurriculares, com problematizações constituídas por organizações parceiras da Univates. Esses desafios proporcionam aproximação com áreas de conhecimento com as quais os estudantes não têm contato em seu processo de formação, possibilitando que atuem em projetos multidisciplinares e vivam todos os desafios de construção de uma proposição do início ao fim, complementa Cíntia Agostini, docente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e coordenadora administrativa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).
Para o HBB, trata-se de um conhecimento entregue, uma proposta norteadora para seu projeto de um Centro de Idosos. O olhar dos alunos inova em serviços, modelagem de negócios e potenciais parcerias para o Centro, e a Univates qualifica a formação dos alunos e a nova graduação vinculada ao Aula+, explica a docente.
A banca avaliadora dos projetos foi composta por professores da Univates e profissionais vinculados ao HBB.
Ciências Exatas e Engenharias (CEE):
1. Merlin Janina Diemer;
2. Rebeca Jéssica Schmitz.
Representantes do HBB:
João Batista Gravina Presidente
Marcos Rogério de Castro Frank Vice-Presidente
O processo, na Universidade, foi conduzido por Cíntia Agostini, além de Jamile Weizenmann, docente da área de Ciências Exatas e Engenharias e coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo; Guilherme Osterkamp, docente da área de Ciências Exatas e Engenharias; Eduardo Sehnem, docente e articulador da área de Ciências da Vida; Leonardo De Ross Rosa, docente da área de Ciências da Vida; e Daniel Pedro Auler, docente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e mentor da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) em inovação social, tendo como apoio o CRIE - Núcleo de Criatividade e Inovação da Univates.
Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.