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Pesquisa

Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Por Lucas George Wendt

Postado em 11/03/2022 15:15:07


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O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa, e que pode abrir margem para mais perguntas.

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais.

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição. 

Confira o que a Univates publicou nas últimas semanas

Título do artigo: Medicamentos potencialmente inapropriados (MPI) para idosos 

Autoria: Graziella Gasparotto Baiocco e Helena Maria Tannhauser Barros

Revista científica: Glossário Semântico de Farmacologia 

Do que trata a pesquisa científica: no artigo científico as autoras contribuem para o glossário da área. 

Vinculação: Ciências da Vida 

Título do artigo: Projeto Levando Amor: extensão acadêmica como laboratório de boas práticas para alunos voluntários do Design de Moda da Universidade do Vale do Taquari

Autoria: Beatriz Kintschner Rossi e Elisangela Mara Zanelatto

Revista científica: Anais do I Seminário de Pesquisas e Práticas Docentes dos Cursos de Especialização da Área da Educação

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Título do artigo: Conception of elementary school teachers about the nature of science and experimental activities / Concepção de professores do ensino fundamental sobre a natureza da ciência e atividades experimentais

Autoria: Geovana Kliemann, Maria Madalena Dullius e Italo Gabriel Neide 

Revista científica: Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias

Do que trata a pesquisa científica: o texto orienta-se a apresentar um estudo desenvolvido a partir de um questionário respondido por 33 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um município da região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O referido questionário foi a ação inicial de um processo de formação continuada, com ênfase em atividades experimentais investigativas na área das Ciências Exatas. O foco do estudo, de cunho qualitativo, é socializar e discutir sobre as concepções dos participantes sobre a natureza da ciência e atividades experimentais. A partir da análise das respostas ao questionário, é possível evidenciar uma visão não construtivista dos professores sobre ciências e que poucas vezes atividades experimentais são propostas em suas aulas, principalmente devido à insegurança. Admitem sua limitação em relação à inserção de novas práticas de ensino nessa área, declaram nunca terem participado de uma formação direcionada ao ensino de Ciências e relatam preferência por participarem de formações em que se proponham atividades práticas, que possam ser levadas para a sala de aula. Ademais, as atividades experimentais, quando propostas, geralmente visam a testar ou transmitir conhecimentos relacionados ao contexto biológico. Esses aspectos podem estar relacionados à compreensão equivocada dos participantes sobre a natureza da ciência.

Vinculação: PPGEnsino 

Título do artigo: Aprendizagem baseada em problemas sob a perspectiva de crise no ensino jurídico 

Autoria: Analice Schaefer de Moura e Maria Claudete Schorr

Revista científica: Anais do I Seminário de Pesquisas e Práticas Docentes dos Cursos de Especialização da Área da Educação

Vinculação: Ciências Exatas e Engenharia 

Título do artigo: Tecnologias digitais na educação infantil e anos iniciais: estratégias de ensino

Autoria: Adriano Edo Neuenfeldt, Derli Juliano Neuenfeldt e Manoel Maria Silva Negrão 

Revista científica: Dialogia 

Do que trata a pesquisa científica: o distanciamento físico/social provocado pela pandemia de covid-19 estimulou educadores a repensarem e adaptarem suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar o uso das tecnologias digitais e formas de trabalhar o medo das crianças diante da pandemia, com professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Ressalta-se que o estudo buscou subsídios nas percepções de 40 professores da região central do Estado do Rio Grande do Sul/BRA que participaram inicialmente de uma formação continuada e, mediante interesse deles, foram traçadas estratégias de assessoramento para a continuidade das atividades durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que organizou os dados a partir de questionários impressos e no Google Forms, analisando o conteúdo dos depoimentos dos professores conforme Bardin (2011). Como resultados destacam-se as contribuições dos recursos digitais para articular estratégias de ensino, com reflexões sobre o medo, o uso da literatura infantil e o brincar. 

Vinculação: PPGEnsino 

Título do artigo: Proposta de uso do portfólio no curso de Ciências Contábeis

Autoria: Ivan Liceu Wenzel e Elisangela Mara Zanelatto

Revista científica: Anais do I Seminário de Pesquisas e Práticas Docentes dos Cursos de Especialização da Área da Educação

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Título do artigo: Avaliação do potencial bioquímico de biogás e metano de biomassas residuais geradas por uma cooperativa do ramo alimentício no Vale do Taquari/RS 

Autoria: Camila Hasan, Franciele Bücker, Munique Marder, Lucas Zulian, Tiago Feldkircher e Odorico Konrad

Revista científica: Revista Brasileira de Meio Ambiente & Sustentabilidade 

Do que trata a pesquisa científica: toda atividade produtiva origina, além de um produto, resíduos ou efluentes que necessitam de tratamento e descarte adequados. O biogás é um subproduto da degradação anaeróbia de matéria orgânica que pode contribuir para o tratamento de uma diversidade de resíduos/efluentes orgânicos, atendendo a uma parcela significativa das demandas energéticas da sociedade. Seu aproveitamento energético contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Este estudo objetivou avaliar o desempenho da produção de biogás de biomassas residuais oriundas das atividades produtivas de uma cooperativa de alimentos do Vale do Taquari/RS, com a intenção de utilizar essas informações como base para a elaboração de um banco de dados que permita estimativas da produção de biogás em escala real. Por meio de ensaios de digestão anaeróbia em escala laboratorial, foram avaliadas 15 amostras, identificando os seus potenciais de produção de biogás e metano, com base nas premissas propostas pela normativa alemã VDI 4630. Os potenciais de produção de biogás verificados variaram de 142,4 a 1.047,7 mL/gSV, enquanto os rendimentos estimados oscilaram entre 2,7 e 261,6 m³ de biogás por tonelada de biomassa. Com base nos quantitativos mensais de geração dos substratos verificou-se que os dejetos animais, devido à grande quantidade, responderam ao maior volume de biogás que pode ser produzido em escala, no entanto, considerando os demais substratos avaliados, as misturas de codigestão apresentaram-se como melhor opção por melhorar a eficiência de conversão de sólidos voláteis em biogás e, consequentemente, ampliar a produtividade de biogás.

Vinculação: PPGAD 

Título do artigo: A Psicologia nas ouvidorias: interlocuções entre o saber do psicólogo e o fazer do ouvidor 

Autoria: Juliete Petter e Alice Grasiela Cardoso Rezende Chaves

Revista científica: Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman 

Do que trata a pesquisa científica: este trabalho aborda como se desenvolve a atuação de profissionais da Psicologia em ouvidorias no Brasil. Para tanto, foi enviado convite aos ouvidores cadastrados na Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) e no Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino (FNOUH), direcionado aos profissionais psicólogos, com o link de um questionário on-line para participação no estudo. As respostas do questionário com cinco perguntas foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir dessa análise foi possível compreender como têm ocorrido a inserção e as práticas de profissionais psicólogos em ouvidorias. Entre os resultados encontrados, pode-se afirmar que a escuta qualificada é o principal benefício que a formação em Psicologia proporciona ao psicólogo que atua como ouvidor e que as práticas desenvolvidas pelo psicólogo-ouvidor se assemelham às de um psicólogo que atua na área organizacional. Em relação aos limites da atuação da psicologia, não houve consenso quanto às práticas psicológicas realizadas. Conclui-se que a atuação de psicólogos em ouvidorias é pertinente e aponta-se a necessidade de novos estudos que aprofundem o conhecimento sobre as práticas desenvolvidas por psicólogos que desempenham a função de ouvidores.

Vinculação: Ciências da Vida 

Título do artigo: Discriminações e preconceitos: temas que precisam de muito debate na formação dos profissionais de saúde

Autoria: Cláudia Nice Bach, Amanda Zorzan Leonhardt, Caroline Muller, Juliana Bianchini, Andreas Rucks Varvaki Rados e Maurício Fernando Nunes Teixeira

Revista científica: Revista da ABENO 

Do que trata a pesquisa científica: conteúdos curriculares relativos às Ciências Humanas e Sociais têm muita importância no desenvolvimento de habilidades que vão construir competências relacionadas ao comportamento dos egressos. O curso de Odontologia da Univates aborda, desde o início da formação, temáticas relacionadas à discriminação e ao preconceito de forma integrada no seu currículo. O trabalho apresenta relatos de experiências de quatro estudantes durante os estágios com o objetivo de identificar, reconhecer e discutir questões relacionadas ao preconceito e discriminação no desenvolvimento do estágio extramuros, apresentando os desafios e dificuldades encontrados nesse processo. Por meio de relatos subjetivos podemos perceber os diferentes itinerários de formação que os estudantes percorrem, além da ampliação das oportunidades de contato com essas temáticas. Nos relatos são descritas atividades de aprendizagem realizadas durante o curso e que são retomadas no enfrentamento das situações vivenciadas nos estágios. Dramatizações, leitura de materiais, desafios propostos no CBL (Challenge Based Learning), produções de resumos e participações em congressos vão sendo elencados como referências importantes no atendimento de populações específicas como indígenas, imigrantes, pessoas com pele preta e que fazem uso de tornozeleiras eletrônicas, além de contatos com pessoas transexuais e pessoas com deficiência. Essas experiências, muitas vezes, são possíveis pela presença dos estudantes nas redes de saúde. O estágio extramuros amplia aos estudantes as experiências de atendimento, contribuindo para uma formação mais generalista e humanista. O contato dos estudantes com diferentes realidades é benéfico para o desenvolvimento de novas perspectivas a partir dos conteúdos trabalhados de forma teórica e, quando integrados, pode contribuir para uma formação mais cidadã. 

Vinculação: Ciências da Vida 

Título do artigo: Influence of laying hen-systems and ecologic variables on mites of medical and veterinary importance / Influência de sistemas de poedeiras e variáveis ecológicas sobre ácaros de importância médica e veterinária 

Autoria: Aline Marjana Pavan, Matheus Schussler, Flávio Renato Silva, Noeli Juarez Ferla, Liana Johann e Guilherme Liberato da Silva

Revista científica: Veterinary Parasitology 

Do que trata a pesquisa científica: a busca por melhorias na cadeia produtiva avícola e pelo aumento da produtividade de ovos tem crescido significativamente. No entanto, a produção intensiva com ou pelo uso de sistemas de confinamento afeta negativamente o bem-estar dos animais e está favorecendo o aparecimento de ectoparasitas nocivos na produção. Devido às diferenças nos sistemas de manejo existentes (ex.: Californian e cage-free) e dada a importância da avicultura no mercado internacional, os objetivos do presente estudo são: comparar a comunidade de ácaros entre SIG (Intensive sistema – cage: Californian) e SIF (sistema intensivo – free: cage free); verificar sistemas de postura para analisar como as abundâncias dos ectoparasitas Dermanyssus gallinae, Megninia ginglymura e Ornithonyssus sylviarum são afetadas por esses modelos de postura; avaliar a associação entre a diversidade funcional encontrada nas armadilhas, matéria orgânica e penas em ambos os sistemas; e analisar como os fatores abióticos (por exemplo, umidade, temperatura na amostragem) afetam a composição da comunidade de ácaros dentro de cada modelo. Um total de 860.571 ácaros foram amostrados, pertencentes a 59 táxons de seis grupos funcionais. A composição de ácaros no sistema SIF foi diferente do sistema SIG, enquanto suas variações na homogeneidade da dispersão foram bastante semelhantes entre si. Embora a composição taxonômica seja diferente entre eles, eles são bastante semelhantes quando agrupados de acordo com a diversidade funcional. As variáveis “umidade” e “temperatura” não foram fatores determinantes para o aparecimento das espécies. As espécies que mais contribuíram para a distinção dos modelos foram: M. ginglymura, Dermatophagoides farinae, D. gallinae, Tyrophagus putrescentiae, O. sylviarum, Blattisocius keegani, Glycyphagus sp., Acotyledon sp. e Cheyletus malaccensis, respectivamente. Dermanyssus gallinae foi fortemente associado ao modelo californiano. Dois táxons foram altamente correlacionados com cloaca, pescoço, dorso e asas internas; variações na umidade relativa do ar também afetaram as populações de M. ginglymura e O. sylviarum. A matéria orgânica apresentou alta abundância de ácaros predadores com potencial de controle de ácaros de importância sanitária na cadeia avícola.

Vinculação: PPGSAS 

Título do artigo: Perfil fitoquímico e atividades biológicas de extratos de Bromelia antiacantha

Autoria: K. F. Rodrigues, T. C. Bitencourt, J. G. Núñez, H. O. Garcia, B. Buhl, G. L. Padilha, E. M. Ethur, L. Hoehne, A. N. Bruno e E. M. Freitas

Revista científica: Brazilian Journal of Biology 

Do que trata a pesquisa científica: relatos da medicina popular costumam atuar como referencial para o desenvolvimento de novos fármacos a partir de moléculas naturais com ações terapêuticas para doenças de alta gravidade e prevalência como o câncer. Bromelia antiacantha Bertol. é uma espécie da família Bromeliaceae, considerada uma planta alimentícia não convencional (PANC), encontrada nas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. Apesar do alto teor nutritivo e potencial farmacológico de seus frutos, poucos estudos científicos relatam suas ações biológicas. Dessa forma, este estudo avalia o perfil fitoquímico de extratos aquoso e etanólico obtidos de frutos de B. antiacantha, bem como a sua possível ação antioxidante, antitumoral e citotóxica. O extrato aquoso apresentou compostos fenólicos e flavonoides, enquanto os extratos etanólicos apontam a presença de flavonoides e cumarina em sua composição, independentemente da região de coleta. O extrato etanólico demonstrou efeito antioxidante mais promissor do que o extrato aquoso e também induziu uma inibição significativa na viabilidade de células humanas de câncer cervical da linhagem SiHa. Além disso, o tratamento com ambos os extratos não alterou a viabilidade de células não tumorais da linhagem de queratinócitos humanos imortalizados (HaCaT). Esses dados trazem novas informações sobre extratos obtidos de uma espécie vegetal nativa, comestível e já utilizada tradicionalmente, mas abrindo novas perspectivas quanto a possíveis aplicações terapêuticas. 

Vinculação: PPGBiotec 

Título do artigo: Educação e cidadania fiscal: um instrumento de justiça e inclusão social 

Autoria: Leila Viviane Scherer Hammes e Tatiele Gisch Kuntz

Revista científica: Anais do XVI Seminário Nacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea 

Do que trata a pesquisa científica: o trabalho versa sobre o tema da educação e da cidadania fiscal, que é o foco de atuação do projeto de extensão “Educação e Cidadania Fiscal: um instrumento de justiça e inclusão social”, desenvolvido na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Desde 2017 a Instituição vem desenvolvendo ações voltadas ao tema de educação fiscal com a comunidade regional, objetivando instrumentalizar o cidadão para o exercício da democracia participativa, mediante a apropriação de conceitos, construção de valores e o desenvolvimento de habilidades que permitam potencializar sua capacidade de participar e intervir ativamente no processo orçamentário, no financiamento consciente da máquina pública e no controle do gasto. 

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

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