Um seminário nacional sobre os Programas Institucionais de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP) aconteceu esta semana, entre os dias 8 e 9. O encontro virtual tinha como público-alvo instituições interessadas em participar das ações e foi transmitido pelo canal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no YouTube.
A coordenadora do Programa de Residência Pedagógica (RP/Univates/Capes) e atual presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Pibid e da Residência Pedagógica (ForPibid-RP), professora da Universidade do Vale do Taquari - Univates Cristiane Antonia Hauschild Johann, esteve no evento acompanhando as discussões.
Os objetivos do evento são tratar dos novos editais, apresentar as perspectivas para os certames e debater o contexto da formação de professores, a partir do qual serão planejados os novos projetos Pibid e RP para 2022. Além disso, os participantes da edição atual compartilharam experiências formativas dos programas. O seminário deu continuidade às atividades iniciadas com webconferências, que reuniram os coordenadores institucionais dos dois programas nos dias 16 e 17 de fevereiro.
É uma alegria participar desse momento. Iniciei minha atuação no Pibid em 2010, como coordenadora de área do subprojeto de Ciências Exatas da Univates. Minha primeira vinda para a Capes foi em 2011, quando já era coordenadora institucional do Pibid, para o II Encontro de Coordenadores Institucionais, detalha a docente.
Pibid e RP são programas que precisam ser compreendidos como fundantes da política de formação de professores do País juntamente com outros programas, e precisam ser políticas de Estado. Vamos seguir esperançando para essa efetivação, com andamento do Projeto de Lei 3970/2021 em tramitação, explica Cristiane.
Conforme a docente e presidente do ForPibid-RP, os programas representam um espaço das universidades que oportuniza a qualificação dos cursos, a articulação entre diferentes cursos de licenciatura e programas de pós-graduação, a reelaboração dos currículos e a aproximação da profissão à formação. Esses dois dias, que encerram um ciclo de debate sobre os novos editais dos programas Pibid e RP, foram muito produtivos e inspiradores para a elaboração dos novos projetos.
Os programas
O Pibid é uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), e oferece aos alunos da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas. O Programa de Residência Pedagógica é parte da mesma política do MEC, criado para induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Nele o licenciando inicia sua imersão na escola de educação básica na segunda metade do seu curso.
Programação
8 de março de 2022
Programação
- 10h: Mesa de Abertura:
Cláudia Mansani Queda de Toledo Presidente da Capes
Carlos Cezar Modernel Lenuzza Diretor da DEB/Capes
Milton Sampaio Castro de Oliveira Diretor da DTI/Capes
Cristiane Antonia Hauschild Johann Presidente do ForPibid-RP/Univates
- 10h30min: Palestra - A formação inicial de professores sob a gestão da Capes: Pibid e Residência Pedagógica
* Carlos Cezar Modernel Lenuzza Diretor da DEB/Capes
- 12h: Intervalo (almoço)
- 14h30min: Instrumentos de gestão e avaliação dos programas: Plataforma EB e questionários - Equipe Técnica da DEB
- 16h: Intervalo
- 16h30min: Perspectivas para os novos editais dos Programas Pibid e Residência Pedagógica - Equipe Técnica da DEB
- 17h: Encerramento
9 de março de 2022
Programação
- 9h às 12h: Experiências formativas do Pibid e RP:
* Centro-Oeste: UDF Janete Cardoso dos Santos;
* Nordeste: UEPB Paula Almeida de Castro;
* Norte: Unifap Cilene Campetela;
* Sudeste: Unicamp Eliana Ayoub;
* Sul: Unipampa ngela Maria Hartmann e Claudete da Silva Lima.
- 14h: Palestra - O que dizem as estatísticas sobre a formação e a profissão docente
* Carlos Moreno Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep?.
- 15h30min: Encerramento.