O Pro_Move Lajeado, movimento pela inovação da cidade de Lajeado, que reúne esforços da quádrupla hélice, incluindo ações da Univates, ficou em 1º lugar na categoria Ecossistemas de Inovação em Desenvolvimento do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A divulgação ocorreu na noite da última terça-feira, 8, em São Paulo, com transmissão pelo canal da CNI no YouTube. Também foi realizado um evento presencial com cerca de 50 pessoas na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para assistir à transmissão.
Representando a Univates no Pro_Move Lajeado, o presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, e a professora Simone Stülp participaram do evento presencial em São Paulo, juntamente com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e comemoraram o resultado.
Conforme Lazzari, em 2017, quando foi organizado um grupo de lideranças de Lajeado para planejar o que hoje é o Pro_Move, não era possível imaginar que o movimento chegaria tão longe de forma tão rápida. O grande objetivo é transformar o município em uma cidade inovadora, com qualidade de vida, e ampliar conhecimento. Nos últimos três anos, desde o lançamento do Pro_Move Lajeado, temos dado importantes passos para isso, como a criação da Agência de Inovação de Lajeado, a Agil, e essa premiação vem para reconhecer essa trajetória, comemorou Lazzari.
O prefeito Marcelo Caumo destacou que, ao iniciar o movimento do Pro_Move, Lajeado buscava reconhecimento no Estado do Rio Grande do Sul. Esse prêmio é a consolidação da nossa primeira caminhada, e também o impulso para buscarmos o reconhecimento nacional. Lajeado, com a sua Universidade, com o seu hospital de referência, com todos os integrantes do sistema S, está de portas abertas para receber as experimentações para acertarmos, para errarmos, mas principalmente para inovarmos em tecnologia e ação social, afirmou durante a cerimônia.
Ao todo, o Prêmio Nacional de Inovação teve mais de 11.300 inscrições e 220 projetos selecionados, dos quais 74 foram finalistas. Na categoria Ecossistemas de Inovação em Desenvolvimento, o Pro_Move competia inicialmente com cerca de 15 movimentos em desenvolvimento de diferentes regiões do País. Depois, foi classificado como um dos seis finalistas na categoria. Ficaram de fora da etapa decisiva os municípios de Londrina e Guarapuava, ambos no interior do Paraná, e a região Metropolitana de Salvador, na Bahia. Foram seis projetos selecionados e, destes, três finalistas. Na etapa final, o Pro_Move Lajeado disputou o primeiro lugar com o Ecossistema de Inovação da Grande Natal/RN e com o projeto Macaé: cidade do petróleo, do conhecimento e da inovação.
Pro_Move
O Pro_Move tem quatro grupos de trabalho: um na área de Alimentos; um na área da Saúde; um na área de Varejo; e um nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologia de Automação. Estas equipes se reúnem, desde 2019, buscando desenvolver as frentes de inovação a partir das áreas prioritárias: alimentos, saúde e tecnologias. Todas as ações relacionadas abaixo estão ligadas a algum dos quatro grupos.
Ações já realizadas pelo Pro_Move:
Prêmio Nacional de Inovação
O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).