Equipe da Univates entrega cartilha de educação patrimonial para a Prefeitura de Bom Retiro do Sul

Postado as 07/03/2022 14:14:30

Por Lucas George Wendt

A equipe do projeto de extensão Patrimônio Vivo, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, esteve reunida recentemente no gabinete do prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, contando com a presença do vice-prefeito, Eder Eduardo Muller Ciceri; do secretário do Planejamento, Carlos Henrique Dullius; da secretária de Educação, Martinha Maria Dullius; e da secretária da Agricultura e responsável pelo Departamento de Cultura da cidade, Maria Delci Klunck, para a realização da entrega oficial da Cartilha Recolorindo Memórias.

O instrumento de educação patrimonial é uma realização conjunta de professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates e de convidados voluntários. O documento, cuja versão digital pode ser conferida aqui, reúne exemplares de patrimônio arquitetônico edificado de Bom Retiro do Sul relevantes para o município, como: casarões, igrejas e demais construções de valor histórico, os quais foram redesenhados voluntariamente pelos colaboradores. Com o instrumento pronto, objetiva-se realizar ações nas escolas de Ensino Fundamental do município buscando envolver os estudantes e jovens bom-retirenses com a cultura local e com o reconhecimento do patrimônio edificado.

Divulgação/Univates

Para o coordenador do projeto, professor Jauri dos Santos Sá, esta ação “é de grande importância e revela um árduo ano de trabalho da equipe, que buscou levantar dados, mesmo em período de pandemia, para realizar esse documento que nos incentiva tanto a seguir com as ações extensionistas quanto a dar continuidade ao objetivo principal do projeto, que é valorizar a cultura das comunidades no Vale do Taquari”.

Para a secretária de Educação, Martinha Dullius, “a Univates está colaborando no resgate de nossas memórias e possibilitando a reafirmação de uma identidade fortalecida a partir de uma história cheia de conquistas e com desejo de prosperar”.

A coordenadora do Departamento de Cultura de Bom Retiro do Sul, Maria Klunck, ressalta que “a parceria com a Universidade promove o desenvolvimento cultural para o desenvolvimento cultural do município por meio de uma proposta inovadora para a educação patrimonial. O conhecimento de nosso patrimônio cultural contribuirá para o estímulo de sentimento de pertencimento e sua valorização”.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods