No México, vice-reitora acompanha discussões sobre Ensino Superior

Postado as 04/03/2022 14:40:34

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Tec de Monterrey

Na última semana, a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro, esteve no México, no Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, acompanhando discussões sobre o Ensino Superior. Cerca de 40 gestores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras participaram de 17 conferências ao longo da semana. As atividades aconteceram em uma das instituições que inspiraram a implementação do Aula+ na Univates.

Nicole Morás

O evento do qual a vice-reitora participou foi uma imersão sediada no Instituto Tecnológico de Monterrey, voltada a gestores de instituições de Ensino Superior do Brasil vinculadas ao STHEM Brasil - Consórcio de IES brasileiras e LASPAU, entidades que se reúnem em uma associação e que atuam no segmento da educação superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática (STHEM, em inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics).

O evento foi chamado de “A transformação das universidades frente aos desafios do novo contexto”. Fernanda detalha que a formação foi voltada a pensar a universidade no contexto atual, pós-pandemia, em um mundo pautado por mudanças tecnológicas exponenciais. “Posicionamos as instituições nesse cenário e discutimos possibilidades para as universidades, que deem conta dos desafios e entreguem experiências na formação do estudante, colocando-o desde logo em contato com diferentes organizações, nas quais ele será desafiado a refletir e buscar soluções. Outro aspecto importante nesse cenário é a tendência à formação durante toda a vida, ou seja, o estudo não se encerra com a conclusão do Ensino Superior nem se prende a uma única área, podendo ser complementado ao longo da vida por cursos livres, especializações ou mesmo graduações em áreas distintas. Nesse sentido, as IES devem estar atentas aos seus estudantes, às dinâmicas da sociedade, aos diferentes saberes e às diversas possibilidades de formação de cada um”, relata.

O Tec de Monterrey é uma instituição de referência em educação superior no México e idealizador de um modelo de formação chamado Tec 21, adotado desde 2019, quando todos os cursos oferecidos foram remodelados para uma formação mais tecnológica e centrados em quatro pilares: desafios, currículo flexível, professores inspiradores e vivência memorável. Nesse sentido, o Tec 21 foi uma inspiração para a Univates implementar em 2020 a proposta do Aula+ e seus princípios norteadores, como criação, experimentação, aprendizagem, transversalidade e alteridade. “Assim como no Tec, a proposta do Aula+ valoriza a aprendizagem na sala de aula e fora dela, além dos momentos de estudo, que também podem ser realizados com o uso das tecnologias. Outra semelhança é que as aulas são organizadas a partir de demandas da comunidade, sejam empresas, poder público ou outras organizações, e, com isso, enchem-se de significado juntamente com o conteúdo objeto de cada aula”, explica Fernanda.

“Foi interessante estar lá para verificar que o modelo do Tec de Monterrey tem funcionado, que os estudantes estão felizes com sua experiência (conversamos com estudantes que compartilharam conosco suas percepções) e que já vivem outro tipo de relação com a universidade. De certa forma, confirma as nossas escolhas para o Aula+, que já dão frutos que, logo mais, serão ainda mais notáveis. De tudo isso, é possível constatar que a proposta do Aula+ da Univates está muito sintonizada com o que há de mais atual em Ensino Superior no mundo”, complementa a vice-reitora.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Lucas George Wendt

Logo ods