Dois estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates compartilham laços que vão além da tradicional relação de colegas de sala de aula: eles são mãe e filho. É o que acontece com Elisângela Andreia Fritzen e Marcos Vinicios Fritzen, graduandos do primeiro semestre do curso de Educação Física, licenciatura, e residentes em Carlos Barbosa, na Serra. Elisângela tem 38 anos e Marcos tem 18 anos, recém-completados. As duas décadas de diferença de idade são um pequeno detalhe perto do grande interesse compartilhado em seguir carreira na área da Educação Física.
Interesse pela área
Elisângela, já depois de adulta, ainda guardava sua admiração pela professora de Educação Física que teve na escola, quando cursava o Ensino Fundamental na década de 1990. Essa foi a motivação que a fez dar primeiro passo em direção à realização do sonho de também ser professora na área, quase 30 anos depois. Já Marcos, por outro lado, viu o interesse pela Educação Física despertar ao se envolver com a prática de futebol e de atividades físicas, também quando criança - algo no que a mãe sempre o incentivou.
Gostaria muito de, um dia, poder atuar nessa profissão, mas com as dificuldades que tive não consegui realizar esse sonho, que agora estou à procura de realizar, descreve Elisângela, lembrando de episódios que, aos poucos, acabaram distanciando-a do sonho do curso superior - o que para Marcos já surgiu como uma perspectiva mais natural.
Nunca foi um plano para os dois estudarem juntos, mas a coincidência aconteceu, e um se diz motivado pela escolha do outro. Quando minha mãe falou que estava pensando em cursar Educação Física eu vi uma oportunidade de fazermos juntos, já que eu também tinha interesse na área. Espero poder compartilhar com ela sobre os esportes e passar a alegria que é praticar seu esporte favorito, comenta o filho.
Os dois agora adaptam a rotina para aprender juntos. Para Marcos, compartilhar a experiência do Ensino Superior com a mãe é muito bom. Estudar com a minha mãe é indescritível, algo que está se tornando realidade aos poucos, diz ele. Os dois aproveitam a oportunidade para estudar juntos. Se um tem uma dúvida, o outro acaba ajudando e, assim, os dois aprendem, explica o estudante. Nunca imaginei que pudesse acontecer. Para mim foi uma surpresa quando minha mãe chegou em casa e falou: vou fazer faculdade!, lembra o jovem, que também se diz feliz pela escolha da mãe.
Suporte da Universidade
O que nos levou a escolher a Univates foram as ótimas referências que tivemos no momento da procura do curso. Outro diferencial foi a oportunidade de realizar cursos a distância em um polo em nossa cidade, sem precisar se deslocar, e ainda assim usufruir de uma boa estrutura acadêmica, comenta Elisângela.
Cursos e polos
O curso escolhido por Elisângela e Marcos é uma das opções entre os 18 cursos na modalidade a distância que a Univates oferece. Na área das licenciaturas (formação de professores) são ofertados os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia. Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção são os três bacharelados disponibilizados.
As opções de superior de tecnologia são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão de Cooperativas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Para participar do processo seletivo, o candidato pode se inscrever gratuitamente em www.univates.br/vestibular e optar por realizar a prova de forma presencial nos polos localizados no Rio Grande do Sul ou de forma on-line. Ao todo, a Instituição conta com 17 polos, localizados em Arroio do Meio, Arvorezinha, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Estrela, Guaporé, Lajeado - Polo Sede -, Nova Mutum (MT), Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires, Vera Cruz e Veranópolis.