Trabalhos apresentados no curso Técnico em Administração destacam aplicabilidade de projetos desenvolvidos por estudantes da Univates

Postado as 23/02/2022 12:03:50

Por Lucas George Wendt

O curso Técnico em Administração da Universidade do Vale do Taquari - Univates forma profissionais competentes nas atividades de planejamento, gerenciamento e controles administrativos de organizações públicas e privadas. O curso tem por característica a aplicabilidade imediata do ensino de sala de aula e a rápida colocação do estudante no mercado de trabalho.

Ao longo da formação, diversas disciplinas são responsáveis por ampliar a compreensão do estudante sobre os processos subjacentes à Administração e, ao final, o componente curricular Gestão Empresarial é o que desafia o estudante a mobilizar toda a bagagem de conhecimento reunida ao longo do curso.

Nesta disciplina é realizado um estudo de caso aplicado com orientação dos docentes - profissionais que atuam nas áreas nas quais lecionam e que contribuem para os projetos dos estudantes. O estudo de caso aplicado pode ser sobre o problema de uma organização que já existe ou mesmo  um projeto futuro que seja de interesse do estudante.

No último semestre, 2021B, foram 17 trabalhos apresentados, a maior parte com aplicação imediata para a resolução de situações-problema vivenciadas pelos estudantes do curso. Um deles é o da diplomada Gabriela Grossmann Heissler, de Lajeado. Na disciplina, a estudante decidiu unir uma demanda pessoal ao trabalho proposto pela professora Denise Zen e realizou um estudo de viabilidade e o planejamento estratégico de um beauty studio. Ao longo da formação na Univates, a jovem fundou seu próprio negócio, com a pandemia, passou por dificuldades ao atuar num segmento diretamente impactado e, por fim, aliou os conhecimentos apreendidos em sala de aula ao empreendimento que estava fundando.

Divulgação/Acervo pessoal

Gabriela Grossmann Heissler

“A motivação para realizar este trabalho surgiu da minha experiência de estar passando por dificuldades, tendo que me reinventar e abrir o meu próprio negócio

em meio a uma pandemia”, relata a estudante. “Inaugurei meu estúdio de maquiagem no dia 12 de setembro de 2020”. Desde então, ela explica estar buscando formas de se manter no mercado de trabalho, num momento em que casamentos, formaturas, festas de quinze anos etc. foram reagendados ou cancelados.

“Nesse cenário de crise, comecei a pensar no que poderia fazer para não deixar essa pandemia estragar o meu sonho de empreender no ramo da beleza. Eu espero que com esse trabalho eu motive ainda mais pessoas a tomar iniciativa de abrir o seu próprio negócio e seguir os seus sonhos. Com dedicação, todos somos capazes de realizar o que desejamos”.

“O curso Técnico em Administração com certeza me ajudou a aprender muito do que é administrar um negócio na prática”, afirma. “Eu fiz o meu trabalho final baseado no meu próprio negócio. De fato eu coloquei em prática tudo o que eu estudei durante o curso. Posso dizer que teve realmente 100% de aplicabilidade”, afirma Gabriela.

Inscrições abertas

O Técnico em Administração é um dos 26 cursos técnicos que recebem inscrições na Univates. Para esses cursos, não é necessário realizar vestibular. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 3714-7000. Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos), mas para receber o diploma de técnico o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods