Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Por Lucas George Wendt

Postado em 22/02/2022 15:21:43


Compartilhe

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais.

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição.

Título do artigo: Contribuições das tecnologias digitais no ensino de conteúdos matemáticos

Autoria: Adriano Edo Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Derli Juliano Neuenfeldt e Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues

Revista científica: Debates em Educação 

Do que trata a pesquisa científica: Esse trabalho apresenta resultados do desenvolvimento de uma proposta de ensino, atrelada a uma pesquisa de doutoramento. Tem-se como objetivo analisar contribuições do uso de tecnologias digitais na graduação, no caso, os aplicativos gráficos Geogebra e Winplot, como estratégias de ensino para estimular a aprendizagem de conteúdos matemáticos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e é um estudo de caso realizado numa disciplina da área de Ciências Exatas com 20 estudantes dos cursos de Engenharia e Arquitetura. Constatou-se que as tecnologias digitais potencializaram o compartilhamento interdisciplinar de saberes entre professor e estudantes. Além disso, possibilitaram estratégias de ensino que desenvolvem a autonomia dos estudantes, superando o uso restrito à transmissão de conteúdos.

Vinculação: PPGEnsino 

Título do artigo: Impacto da intervenção com música na qualidade de vida de pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico

Autoria: Larissa de Oliveira Gaspar, Geórgia Muccillo Dexheimer 

Revista científica: Percepta

Do que trata a pesquisa científica: O diagnóstico e o tratamento do câncer podem afetar a qualidade de vida do paciente e o uso da música pode revelar-se como um instrumento terapêutico eficaz. O estudo observa efeitos da música na qualidade de vida de pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico. Foram incluídas no estudo 18 pacientes diagnosticadas com câncer de mama, virgens de tratamento quimioterápico anterior separadas em dois grupos, onde o A foi submetido à intervenção com música e o grupo B foi observacional. Foi aplicado um questionário de qualidade de vida EORTC QLQ-C30 e a escala de performance. No grupo controle houve redução do desempenho físico, enquanto no grupo tratado, o fator físico se manteve como no início do tratamento. Os resultados do estudo sugeriram que o número amostral seja maior e que se avalie o funcionamento físico dos pacientes durante o tratamento, para que os resultados sobre os benefícios da música sejam ainda mais perceptíveis. 

Vinculação: Ciências da Vida 

Título do artigo: Macro-charcoal in carbonaceous strata of the Lower Cretaceous of northwest India: remains from the Than Formation, Saurashtra Basin, Gujarat

Autoria: Gisele Sana Rebelato, André Jasper,  ndrea Pozzebon-Silva, Júlia Siqueira Carniere, Alpana Singh, Shivanna Mahesh, Bhagwan D. Singh, Marlon de Castro Vasconcelos, Dieter Uhl

Revista científica: Current Science 

Do que trata a pesquisa científica: O registro de incêndios paleo-selvagens do Cretáceo é bastante escasso para a Índia peninsular. Nosso objetivo é relatar uma análise detalhada de macrocarvão como evidência de incêndios florestais paleo de depósitos do Cretáceo Inferior da Índia. O macrocarvão foi estudado por MEV e classificado em três morfotipos com base nas características anatômicas. Todos os morfotipos estão provavelmente associados às gimnospermas. Esses achados constituem um registro de macrocarvão e, consequentemente, de incêndios paleo-selvagens para os estratos do Cretáceo Inferior da Bacia de Saurashtra, noroeste da Índia. 

Vinculação: PPGAD 

Título do artigo: Unravelling the dermatological potential of the Brown Seaweed Carpomitra costata

Autoria: Márcia Ines Goettert, Helena Gaspar, Željko Petrovski  

Revista científica: Marine Drugs 

Do que trata a pesquisa científica: O interesse cada vez maior em manter uma aparência jovem e uma pele saudável alavancou a indústria de cuidados com a pele. Isso, aliado à crescente preocupação com a segurança dos produtos sintéticos, impulsionou a demanda por ingredientes naturais novos e mais seguros. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial dermatológico da alga marrom Carpomitra costata. As propriedades antioxidante, antienzimática, antimicrobiana, fotoprotetora e anti-inflamatória de cinco frações de C. costata (F1–F5) foram avaliadas. A fração acetato de etila (F3) demonstrou os resultados mais promissores, com a melhor capacidade de seqüestrar os radicais 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH) (EC50 de 140,1 µg/mL) e o capacidade de reduzir a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) promovidas pela radiação UVA e UVB em células 3T3, revelando seu potencial antioxidante e fotoprotetor. Essa fração também apresentou a maior capacidade antienzimática, inibindo as atividades de colagenase, elastase e tirosinase (IC50 de 7,2, 4,8 e 85,9 µg/mL, respectivamente). Além disso, F3 mostrou potencial anti-inflamatório, reduzindo a liberação de TNF-α e IL-6 induzida pelo tratamento com LPS em células RAW 264.7. Essas bioatividades podem estar relacionadas à presença de compostos fenólicos, como os florotaninos, conforme demonstrado pela análise de RMN. Os resultados destacam o potencial da C. costata como fonte de ingredientes bioativos para outras aplicações dermatológicas. 

Vinculação: PPGBiotec 

Título do artigo: Soil-plant-microbiota interactions to enhance plant growth / Interações solo-planta-microbiota para melhorar o crescimento das plantas

Autoria: Camila Gazolla Volpiano, Bruno Britto Lisboa, Jackson Freitas Brilhante de São José, Anelise Beneduzi, Camille Eichelberger Granada e Luciano Kayser Vargas

Revista científica: Revista Brasileira de Ciências do Solo 

Do que trata a pesquisa científica: A natureza do solo é moldada pela presença de raízes e o solo microbiota. Bactérias, arqueas e fungos alteram profundamente o crescimento das plantas e, por sua vez, dependem da exsudação da raiz de compostos ricos em carbono e produtores de energia. O microbiano comunidades agem como facilitadores de processos vegetais, secretando reguladores de crescimento de plantas, solubilizando minerais, fornecendo N para o crescimento das plantas, alterando as respostas imunes das plantas e competindo com fitopatógenos. Caracterização e engenharia dos processos dirigidos pelos múltiplos táxons microbianos que compõem um “solo promotor de crescimento vegetal” representa uma solução ecologicamente correta que pode levar a aumentos sem precedentes na agronomia eficiência. Esta revisão descreve as características das interações solo-planta-microbiota que levaria a um melhor crescimento das plantas e a importância de caracterizar o solo comunidades microbianas com metabarcoding e metagenômica de espingarda aliadas à máquina análise de aprendizagem. Embora muito ainda precise ser entendido sobre a microbiota do solo e sua ecologia, é possível escolher as melhores práticas de manejo do solo para aproveitar a atividade microbiana benéfica com nosso conhecimento atual. 

Vinculação: PPGBiotec 

Título do artigo: Challenges on Diagnoses and Assessments Related to Autism Spectrum Disorder in Brazil: A Systematic Review

Autoria: Ricardo Sukiennik, Josemar Marchezan, Francisco Scornavacca

Revista científica: Frontiers in Neurology 

Do que trata a pesquisa científica: Sendo um país continental, com mais de 210 milhões de cidadãos, o Brasil é semelhante a todos os que fazem parte do LAMIC (países de baixa e média renda). Apresenta grande concentração de riqueza, principalmente nas regiões sul e sudeste, além de áreas com imensa pobreza. Nesse sentido, o sistema de saúde também enfrenta um enorme contraste. Dentro dos hospitais e instalações da Universidade há ferramentas sofisticadas e médicos treinados e preparados para atender qualquer tipo de assunto médico, inclusive o autismo. Mas, infelizmente, em outros momentos, o acesso a um bom sistema de saúde fica muito mais difícil. Isso resulta em muitos problemas na comunidade médica, por exemplo, olhando os dados sobre o autismo, há uma média alta da idade do diagnóstico. Outra questão é o baixo número de profissionais capacitados em diagnóstico de TEA e as poucas ferramentas traduzidas para o português. 

Vinculação: PPGCM 

Título do artigo: In vitro evaluation of the response of Dermanyssus gallinae to products in aqueous suspension

Autoria: Angelica Sulzbach, Daniele Mallmann, Flávio Renato Silva, Noeli Juarez Ferla, Guilherme Liberato da Silva & Liana Johann 

Revista científica: Experimental and Applied Acarology  

Do que trata a pesquisa científica: O ácaro hematófago Dermanyssus gallinae representa um sério problema sanitário na avicultura brasileira de postura. Seu controle é tipicamente realizado com acaricidas, seja em pó ou na forma líquida. No entanto, o uso intensivo desses produtos fez com que populações dessa espécie desenvolvessem tolerância e até resistência. O objetivo do presente estudo é avaliar a resposta de ovos e adultos de D. gallinae a produtos em suspensão aquosa de acordo com a indicação comercial e de acordo com as recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O estudo utilizou quatro produtos acaricidas (produto 1: cipermetrina, clorpirifós e butóxido de piperonila; produto 2: cloreto de alquil-benzil-dimetilamônio, glutaraldeído, deltametrina; produto 3: diclorvos; produto 4: fluralaner) testados in vitro pelo método de contato . Água destilada foi usada no grupo controle. A eficácia de cada um dos produtos diferiu significativamente entre ovos e adultos. Os produtos 2, 3 e 4 causaram 100% de mortalidade de adultos até o dia 5 após o início do tratamento, produto 1 97,5%. A mortalidade corrigida (inviabilidade) dos ovos foi de 21,4% (produto 1), 39,4% (produto 2), 47,8% (produto 3) e 14,4% (produto 4). Embora os produtos avaliados tenham sido eficazes contra adultos de D. gallinae, sua eficácia contra ovos foi menor nas mesmas condições. Esse achado pode estar diretamente relacionado às frequentes reinfestações de D. gallinae em aviários.

Vinculação: PPGSAS 

Título do artigo: Technologies for biogas desulfurization - An overview of recent studies / Tecnologias para dessulfurização de biogás - Uma visão geral de estudos recentes 

Autoria: Christine Becker; Munique Marder, E. Junges; Odorico Konrad 

Revista científica: Renewable and Sustainable Energy Reviews 

Do que trata a pesquisa científica: A dessulfurização é um processo crítico para a atualização do biogás para biometano, porque o sulfeto de hidrogênio é tóxico e corrosivo. Neste artigo, realizamos uma revisão sistemática para verificar os estudos mais recentes sobre tecnologias de dessulfuração e encontrar tendências, potenciais e limitações de cada técnica. Foram extraídas as informações de 51 artigos publicados desde 2015, destacando a máxima eficiência de remoção de H2S, a maior concentração de H2S de entrada estudada e a duração do experimento. Apenas 23 artigos estudaram biogás bruto e apenas 10 relataram testes em escala real. Outros pesquisadores realizaram seus estudos com gases comerciais e escalas de laboratório ou de bancada. Além disso, ficou claro que os testes foram realizados em condições diferentes, o que foi um obstáculo para compará-los na mesma visualização de dados. No entanto, ainda foi possível obter insights e, em geral, as maiores eficiências foram observadas em experimentos com concentrações mais baixas de H2S. Cerca de 92% dos artigos deste conjunto relatam eficiências de remoção de H2S acima de 80%. Destacam-se os seguintes testes: sistema de filtro trickling, processos de biodessulfurização e bioscrubbing, dessulfurizador fotocatalítico e testes de microaeração. Portanto, o presente estudo tem uma visão geral dos estudos mais recentes. Após esse processo, parece relevante classificar os trabalhos por escala de teste e tipo de gás em estudos futuros. 

Vinculação: PPGAD 

Título do artigo: Autonomia e autoria durante a produção de vídeos realizada por estudantes do ensino superior

Autoria: Adriano Edo Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Tânia Micheline Miorando

Revista científica: Missões 

Do que trata a pesquisa científica: Este trabalho busca apresentar a partir do recorte de uma tese de doutoramento, subsídios que contribuíram com o processo de autoria e autonomia dos estudantes. A proposta envolveu 434 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil que produziram vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs). Metodologicamente trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada no decorrer das atividades com auxílio de anotações realizadas pelo professor num diário de campo, de questionários realizados no Google Forms e pela própria produção dos estudantes através de portfólios. Quanto ao estudo analítico, realizou-se uma análise de conteúdo principalmente no que tange às categorizações. No que diz respeito aos resultados obtidos a partir da proposta e que contribuíram para a autonomia e autoria dos estudantes destacam-se: uma predisposição para aprender mediada pelo professor; o desenvolvimento de atividades em equipe compartilhando saberes; a importância da pesquisa e da exploração dos conteúdos, conjuntamente com uma organização detalhada e, por fim, uma otimização das tecnologias digitais utilizadas no processo de produção dos vídeos como ODEAPSs como meios para pesquisar, organizar atividades e proporcionar a interação entre os estudantes. 

Vinculação: PPGEnsino 

Título do artigo: Aromatic plants and chili pepper intercropping as a pest management strategy / Consórcio de plantas aromáticas e pimenta malagueta como estratégia de manejo de pragas 

Autoria: Pedro Henrique Brum Togni, Edna Antonia Silva Brito e Madelaine Venzon 

Revista científica: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 

Do que trata a pesquisa científica: O cultivo de pimentas no norte do Brasil tem crescido recentemente influenciado pelo aumento do consumo, utilidade culinária e características medicinais. No entanto, insetos-praga danificam plantas e frutos, prejudicando a produção. Este trabalho investiga o manejo de pragas da pimenta por meio do consórcio de plantas que fornecem múltiplos serviços ecossistêmicos, especialmente o controle biológico conservador de pragas. O experimento foi realizado no Instituto Federal do Pará, Campus Rural de Marabá, Pará. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com quatro tratamentos e cinco repetições. Cada parcela continha trinta plantas. A amostragem dos artrópodes foi realizada semanalmente na porção útil de cada tratamento, por meio de contagem direta (análise visual) e sangria das plantas em bandeja branca. A abundância média de artrópodes em cada grupo funcional foi calculada ao longo das semanas de amostragem. Contamos o número de frutos e frutos entediados por planta para avaliar o efeito dos tratamentos na produtividade do pimentão. A abundância de polinizadores diferiu significativamente entre os tratamentos. O consórcio pode favorecer o estabelecimento de inimigos naturais e reduzir os impactos de inseticidas químicos. 

Vinculação: PPGBiotec 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar