CRIE_TI tem início na Univates

Postado as 21/02/2022 17:23:44

Por Nicole Morás

Esta segunda-feira, 21, marcou o início das atividades do CRIE_TI, a formação imersiva da Universidade do Vale do Taquari - Univates na área de tecnologia da informação. Os estudantes foram recepcionados em um novo espaço acadêmico localizado na Biblioteca Univates.

Na abertura das atividades, a reitora da Univates, professora Evania Schneider, comentou sobre o formato inovador do curso. “É uma felicidade receber vocês para a realização do CRIE_TI. Vocês estão no espaço que é o coração da Universidade, a Biblioteca. Aproveitem toda a experiência de estar aqui conosco”, disse ela.

Nicole Morás

O presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, também deu as boas-vindas ao grupo e destacou a realização do CRIE_TI como resultado do Pro_Move Lajeado, o programa de inovação da cidade executado pela quádrupla hélice. “Um diagnóstico apontou as áreas prioritárias para o desenvolvimento de Lajeado, e a área de TI é uma delas. Além dos cursos que a Univates já disponibiliza em nível de graduação, o CRIE_TI é uma iniciativa para alavancar a rápida formação de profissionais que serão certificados pelas competências adquiridas ao longo dos próximos 10 meses”, explicou.

Lazzari acrescentou ainda que as atividades são realizadas em parceria com empresas da região, nas quais estão sendo organizados microestágios para complementar o programa formativo. Na sequência, o coordenador do curso, professor Fabrício Pretto, apresentou o corpo docente e a organização das atividades. Os estudantes fizeram ainda um tour pelo campus.

De Moçambique para o CRIE_TI

Nicole Morás

Mais de 20 horas de viagem, literalmente atravessando o oceano, trouxeram o moçambicano Chafim Celestino Chinamulungo para a Univates. Aos 36 anos e com o sonho de ser programador, Chafim conheceu o CRIE_TI pela internet quando a sua esposa pesquisava por cursos presenciais na área de tecnologia da informação. “Eu tinha uma microempresa de transportes com dois amigos, que vendi para vir ao Brasil fazer este curso. A família da minha esposa é de São José dos Campos, em São Paulo, e, sendo programador, posso trabalhar em qualquer lugar do mundo”, conta.

Saiba mais: CRIE_TI

A formação intensiva, com dez meses de duração, busca contribuir para a formação de profissionais que estão em falta no mercado de trabalho. Apenas no Vale do Taquari, conforme conversas da Instituição com empresários, estima-se que há cerca de 500 vagas que poderiam ser preenchidas imediatamente na área de TI. O projeto foi baseado no que organizações apontaram como as suas maiores necessidades e está sendo realizado em parceria com empresas do Vale do Taquari.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.