Além das formações recentes que aconteceram para professores e profissionais das redes de ensino municipais de Guaporé e Carlos Barbosa, nesta semana foram realizadas, também por meio das Assessorias Pedagógicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, formações para profissionais das cidades de Muçum e Marques de Souza. Ao todo, a Universidade já desenvolveu ações de formação continuada para aproximadamente 240 profissionais das quatro cidades das regiões do Vale do Taquari e da Serra no retorno ao ano letivo de 2022 da educação básica municipal.
Muçum
No dia 14 (segunda-feira), participaram das atividades cerca de 30 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Durante a manhã, a professora Grasiela Kieling Bublitz ministrou uma formação de 4 horas que abordou os primeiros passos da alfabetização a partir da identificação do princípio alfabético, do desenvolvimento da consciência fonêmica e da superação do realismo nominal.
Ao longo da tarde, outra formação de 4 horas foi ministrada pela professora Cristiane Antonia Hauschild, que abordou as diferentes possibilidades para explorar conhecimentos na área da matemática. Na ocasião foram trabalhados o estudo e a confecção de materiais didáticos com foco na resolução de problemas; a escrita, a leitura e os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Conforme a secretária da Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Muçum, Jucéli Baldasso, as atividades foram proveitosas para os professores. Foi um momento de aprendizado, interação e trocas, que certamente irá enriquecer o trabalho de todos em sala de aula, e foi esta justamente a intenção: contribuir para o trabalho dos professores. Fomos buscar isso na Univates, mas encontramos muito mais, afirma. Encontramos profissionais atenciosos, prestativos e interessados em contribuir da melhor forma para o trabalho dos professores da rede municipal. Agradecemos muito a receptividade, foi um dia que valeu por muitos, complementa.
Marques de Souza
Nos dias 17 (quinta) e 18 (sexta-feira), aproximadamente 50 profissionais da rede municipal de ensino de Marques de Souza participaram de mais de 20 atividades formativas realizadas no campus da Univates, distribuídas entre painéis e oficinas ministradas por docentes de diversas áreas do conhecimento.
Entre os temas abordados estão as neurociências na educação; os brinquedos e brincadeiras na educação infantil; os documentos reguladores da alfabetização no Brasil; o uso dos recursos audiovisuais no ensino, entre outros. A atividade também marcou o retorno do semestre letivo na rede de educação municipal.