O professor Carlos Leandro Tiggemann, da área de Ciências da Vida da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com o surgimento da pandemia de covid-19 se viu desafiado a pensar em como reinventar sua sala de aula. Por isso, depois de amadurecer um projeto, em 2021 ele lançou um canal no YouTube, o Estudando com o prof. Tiggemann, para popularizar conhecimento na área do movimento humano.
Tiggemann é docente dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Univates e ministra disciplinas como Fisiologia do Exercício, Cinesiologia, Biomecânica, Medidas e Avaliação em Atividade Física e Saúde, Avaliação e Prescrição de Exercícios Aeróbicos, e Musculação. Essas são áreas cujos conhecimentos são atualizados com frequência, conforme novos estudos são publicados, e cujos resultados podem impactar o trabalho do profissional.
O professor detalha sua ideia. No começo gravei dois vídeos, sem saber como seria, e eventualmente os uso até hoje. Após, o docente decidiu produzir mais vídeos, aliando essa produção de conteúdo ao desejo de ler mais literatura científica da área. Para ser preciso: ele estabeleceu a meta de ler 52 artigos científicos, ou seja, um por semana, ao longo de um ano.
Esse é o material sobre o qual ele se debruça nos vídeos, buscando referências, cruzando informações e comparando materiais para oferecer conteúdo científico de qualidade aos estudantes da Univates e aos seguidores do canal. Minha proposta é ajudar os estudantes, profissionais de Educação Física e os demais inscritos no canal a interpretar as informações científicas da nossa área, explicando os detalhes do processo de produção de conhecimento sobre o movimento humano. Nos vídeos, passamos a olhar pela interpretação dos gráficos e tabelas, pelo entendimento estatístico de cada estudo analisado; pela compreensão das limitações metodológicas das pesquisas; e também relevância clínica dos estudos que discuto, explica.
Tiggemann acredita que o canal no YouTube seja uma extensão de seu fazer docente. Parte dos conteúdos que o professor aborda em seus vídeos tem origem nas discussões que acontecem na sala de aula, que no YouTube o professor amplia, procura por diferentes fontes, gera análises e compartilha o conhecimento gerado sobre determinado assunto. Por enquanto vou criar conteúdo no formato de vídeos para o YouTube. Talvez no futuro eu possa promover discussões com outros profissionais, realizar lives e eventos, projeta.
Os vídeos são publicados nas quintas-feiras e o docente pretende seguir produzindo. Meu objetivo principal é, como professor, estimular os estudantes, os diplomados e os profissionais em geral a se atualizarem. O professor observa que, em geral, depois da graduação, se não segue carreira acadêmica, o profissional não lê mais artigos científicos, por exemplo. E os artigos científicos são uma fonte de atualização constante. Quero facilitar esse processo de busca de informação de qualidade, já que o profissional em geral também não tem tempo para isso. Tiggemann revela ter recebido feedback positivo dos colegas, alguns dos quais diplomados da Univates e seus ex-alunos.