“Já me sinto realizada antes mesmo de começar a estudar”, revela Alícia Nascimento, que vai cursar graduação na Univates pelo programa Ajudarinho

Postado as 14/02/2022 09:44:58

Por Lucas George Wendt

O programa Ajudarinho, da Univates, é uma iniciativa que há 13 anos possibilita o acesso de estudantes carentes ao Ensino Técnico e Superior na Instituição, por meio da doação espontânea realizada pelas comunidades universitária e regional. No último dia 27 de janeiro, duas novas estudantes foram selecionadas e assinaram o termo de adesão ao programa.

Uma das estudantes contempladas é Alícia Andina Plínio do Nascimento. Moradora de Lajeado, a jovem de 18 anos conta que sempre se dedicou aos estudos e sonhava em cursar o Ensino Superior, porém via esse sonho um pouco distante de sua realidade. Agora, com o Ajudarinho, Alicia irá cursar Engenharia Civil. “Sempre tive muita admiração pela Univates. Por isso, quando soube do Ajudarinho, logo me inscrevi. Minha família não chegou nem ao Ensino Médio, então estou muito contente de ter a oportunidade de cursar o Ensino Superior”, relata.

A estudante explica que seu gosto pela área das engenharias começou quando cursou Elétrica de Manutenção Industrial no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). “Foi o curso do Senai que me ‘abriu os olhos’ e ajudou na escolha da minha graduação. Desenho desde quando era criança e, com o tempo, aprimorei isso. E Engenharia Civil acabou se encaixando muito com o que eu tenho interesse em fazer”, destaca.

Lucas George Wendt

“Estou animada com o início dos meus estudos. Trago muitas expectativas nessa nova jornada, mas já me sinto realizada antes mesmo de começar a estudar. Sou extremamente grata pela oportunidade de poder estudar na Univates!”. Para o futuro, Alicia sonha em poder dar estabilidade para sua família. “Quero dar uma condição melhor de vida aos principais responsáveis pelo meu progresso, pois sem o apoio e esforço deles eu não conseguiria conquistar o que conquistei hoje”, completa.

História comoveu equipe da Univates

O primeiro contato de Alicia com a Univates foi por meio da Central de Captação, do setor de Marketing e Comunicação. A jovem entrou em contato por e-mail contando sua história e perguntando sobre a possibilidade de uma bolsa de estudos na Instituição. A história de Alicia repercutiu no setor e emocionou os funcionários. A responsável pelo atendimento e também por apresentar o programa Ajudarinho à estudante foi a funcionária Patrícia Piva. “Dentre todos os e-mails que recebemos diariamente de alunos interessados em estudar aqui, o da Alicia, particularmente, chamou minha atenção. Lembro que ela descreveu as dificuldades que teve na sua trajetória escolar, e todas as suas conquistas aos 18 anos. Comentei com minha colega sobre o caso e como isso havia me tocado”, conta a colaboradora.

Patrícia lembrou do Ajudarinho, que, na ocasião, estava com inscrições abertas. “Logo respondi à Alícia contando que havia ficado feliz com o interesse dela em estudar aqui e saber de todo seu esforço. Instruí-a a participar do processo seletivo da bolsa. Ficamos muito contentes quando nos contaram que ela tinha sido a aluna selecionada! Tenho certeza de que ela não medirá esforços para ser uma ótima aluna no curso que escolher e desejo muito sucesso na trajetória profissional”, completa.

Lucas George Wendt

Além de Alicia, neste edital foi contemplada a estudante Rayana Vargas Cardoso, que irá ingressar no curso Técnico em Serviços Jurídicos. Rayana tem 17 anos e também reside em Lajeado. É irmã de outra estudante contemplada pelo programa, Dandara Vargas Cardoso. Rayana buscou o Técnico em Serviços Jurídicos para que, no futuro, possa ingressar no curso de Direito. “A bolsa do Ajudarinho é a realização de um sonho para mim”, ressalta.

As estudantes iniciam os estudos neste semestre. Ambas aproveitaram a visita à Universidade, no dia 27 de janeiro, para já realizar a matrícula nos respectivos cursos.

Saiba mais

O Ajudarinho foi criado em 2009 como uma das ações em comemoração dos 40 anos da Univates. Na época tinha o nome de Fundo 40. Desde então formou seis pessoas pela Instituição com bolsas de 80% de desconto na mensalidade - auxílio que se estende até a formatura. Os beneficiados são submetidos à reavaliação para analisar se os critérios continuam sendo atendidos. Também são verificadas as notas e faltas nas disciplinas.

Como ajudar

Atualmente em torno de 220 pessoas (funcionários, estagiários, diplomados e pessoas da comunidade) contribuem financeiramente para o Ajudarinho. As adesões podem ser realizadas em univates.br/ajudarinho. Para cada público existe uma forma de adesão, sendo o valor da contribuição definido pelo doador.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods