A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do setor de Educação a Distância (EAD) e da área de Assessorias Pedagógicas Externas (APE), realizou, nesta semana, de 7 a 11 de fevereiro, uma formação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) com os professores da rede municipal de Guaporé.
A Universidade tem polo na cidade e a iniciativa é fruto da aproximação da equipe local da Instituição com a Secretaria Municipal de Educação de Guaporé. A professora Daiane Kipper, dos cursos de Licenciatura da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Univates, foi responsável pela condução das atividades, que contemplaram cerca de 60 profissionais do município.
Daiane é doutora em Educação. Sua experiência é com ênfase em Ensino e Pesquisa, atuando principalmente com os temas: Estudos Surdos, Educação Matemática e Etnomatemática. Durante a formação, abordou conceitos como história e filosofias da educação de surdos; cultura e identidades surdas; fundamentos linguísticos de Libras; legislação; alfabeto datilológico, números e vocabulários em Libras.
Educação em Guaporé
A Rede Municipal de Ensino é composta por dez escolas, sendo quatro de Ensino Fundamental e seis de Educação Infantil. São atendidos cerca de 2,8 mil alunos, sob a responsabilidade de 507 profissionais da educação - professores, atendentes e monitores - e funcionários das escolas.