Univates volta às aulas na próxima segunda-feira de forma 100% presencial

Postado as 10/02/2022 08:58:22

Por Nicole Morás

O início do ano letivo na Universidade do Vale do Taquari - Univates está marcado para a próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro. Para os cursos presenciais de graduação e técnicos, as atividades serão retomadas de forma totalmente presencial. Para receber os estudantes, a Instituição está preparando uma Acolhida especial, com diversas ações pelo campus. Conforme a reitora, Evania Schneider, a Reitoria e o corpo docente estão muito felizes em iniciar o semestre de forma presencial.

Encontrar nossos professores e estudantes diariamente nos enche de alegria e esperança. Alegria por poder compartilhar tudo o que temos e fazemos na Univates. Esperança de que a ciência seja reconhecida e valorizada em todas as instâncias
Evania Schneider, Reitora da Univates

A vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro, acrescenta que “Estamos muito entusiasmados com esse início de semestre. A presencialidade das aulas traz mais vida ao campus e amplia as possibilidades metodológicas dos momentos de aula. São encontros valiosos. Esse também é o momento em que os cursos das áreas de Ciências da Vida e de Ciências Exatas e Engenharias iniciam seus currículos na proposta pedagógica Aula+, seguindo o caminho já trilhado pelos cursos presenciais da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Isso também cria boas expectativas para outros modos de ensinar, estudar e aprender.”

Nicole Morás

No campus haverá sinalização especial da Acolhida 2022, com espaços para interação. Na primeira semana de aulas, também haverá volantes uniformizados para orientar os estudantes quanto à localização das suas salas.

No site univates.br/acolhida estão reunidas todas as informações sobre essas ações. Nas redes sociais, já estão sendo publicados conteúdos com informações sobre a volta às aulas.

Após a demanda apontada por estudantes na Autoavaliação Institucional e por meio do Diretório Central de Estudantes (DCE), a Univates retomou os antigos horários das aulas para os cursos presenciais a partir de 2022, que será da seguinte forma.

Cursos presenciais

Manhã: das 8h10min às 11h30min, com intervalo das 9h40min às 10h;
Tarde: das 13h30min às 16h50min, com intervalo das 15h às 15h20min;
Vespertino: das 17h10min às 18h50min, sem intervalo;
Noite: das 19h10min às 22h30min, com intervalo das 20h40min às 21h.

Curso de Medicina

Manhã: das 8h às 12h15min;
Tarde: das 13h15min às 17h30min;
Noite: das 18h30min às 22h45min.

Tanto quem acabou de chegar à Univates quanto os que já conhecem a instituição serão recepcionados com vídeos com dicas para que aproveitem o semestre da melhor maneira.

O novo Universo Univates

A partir do dia 14, o Universo Univates que já existia como área do estudante no site será expandido e ganhará uma versão presencial, responsável por fazer o acompanhamento dos estudantes durante a sua jornada de formação. Será pelo Universo Univates que o estudante terá acesso a um serviço integralizado de apoio ao aprendizado, bem-estar emocional e desenvolvimento de carreira, por meio de acompanhamento com monitores, psicopedagoga e psicólogos. Dessa forma, os e-mails institucionais passarão a ser enviados por universo@univates.br, e é importante que os estudantes confiram se as mensagens não caíram na caixa de spam.

EAD

A segunda-feira, dia 14, também marca o início das atividades do primeiro trimestre dos cursos a distância da Univates nos seus 17 polos. As atividades de Acolhida acontecem em quatro datas: 09, 12, 14 e 19 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas aqui.

Oficinas

Para quem está iniciando a vida acadêmica agora, as oficinas do Laboratório Univates de Aprendizagem (Uniapren) ensinarão a usar alguns dos recursos mais acessados durante a vida universitária. As atividades ocorrem de 10 a 18 de fevereiro, conforme o cronograma abaixo. As inscrições podem ser feitas de forma on-line.

Oficinas Uniapren

10/02 - 18h às 19h30min - Oficina de Acolhida - Linguagem: da leitura à escrita no ensino superior
11/02 - 18h às 19h30min - Oficina de Acolhida - Ciências exatas: matemática no ensino superior
17/02 - 18h às 19h - Oficina de Acolhida: conhecendo as ferramentas acadêmicas - 2022A
18/02 - 18h às 19h - Oficina de Acolhida: conhecendo as ferramentas acadêmicas - 2022A

Os estudantes da Univates também poderão participar de oficinas organizadas pela Rede de Carreiras (antiga Central de Carreiras) sobre oportunidades profissionais e planejamento de carreira. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Inscrições.

Oficinas da Rede de Carreiras

15/02 - 11h15min às 12h15min -  Rede de Carreiras: conheça o Universo de Oportunidades - presencial
15/02 - 18h15min às 19h15min -  Rede de Carreiras: conheça o Universo de Oportunidades - presencial
15/02 -18h15min às 19h15min - Rede de Carreiras: conheça o Universo de Oportunidades - virtual