Atividades com professores movimentam a Universidade para o retorno letivo de 2022

Postado as 09/02/2022 13:33:09

Por Lucas George Wendt e Nicole Morás

Nicole Morás

O Seminário Institucional, evento semestral realizado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates para promover a reflexão sobre o Ensino Superior na Instituição, está sendo realizado nesta semana, de 7 a 11 de fevereiro, com eventos previstos também para os dias 14 e 22.

Toda a equipe docente e de diversos setores administrativos está envolvida em refletir sobre o fazer pedagógico universitário e sobre as estratégias e perspectivas para o futuro da educação superior no Vale do Taquari.

Na terça-feira, todos os docentes participaram do Sunset 2022 - O Reencontro, um evento realizado no final da tarde no Anfiteatro do Prédio 9. Durante a atividade, a reitora Evania Schneider deu as boas-vindas aos professores. A vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro, lembrou que a abertura do semestre letivo de 2021 foi em formato virtual e naquele momento se falava muito em esperança. “E hoje podemos estar juntos aqui novamente. Se vocês estão presencialmente conosco vivendo este momento, na próxima semana serão os nossos estudantes que estarão aqui”, comemorou Fernanda.

Nicole Morás

O evento contou ainda com um bate-papo com Naomar de Almeida Filho, professor aposentado do Instituto de Saúde Coletiva, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atualmente titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), onde conduz estudos sobre a relação entre universidade, história e sociedade.

Na sequência, estudantes participaram da atividade para trazer o seu olhar sobre suas vivências e experimentações em disciplinas ofertadas nos currículos que integram a nova proposta pedagógica da Univates, o Aula+. O Sunset 2022 teve ainda um momento cultural com a banda Tri Beatles, de Taquari.

Professora Evania Schneider durante sua fala

Historicamente o Seminário Institucional, organizado pelo setor de Planejamento, é realizado na semana anterior ao início do semestre letivo geral, que em 2022 acontece na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro. Em paralelo com o Seminário, também acontece o Programa Institucional de Qualificação Docente, promovido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).

A programação dos eventos

07/02 - Segunda-feira

19h às 21h30min

Oficina: Convite à empatia e ao autocuidado - Reconectando através da arte