Atualmente a Universidade do Vale do Taquari - Univates conta com cinco espaços próprios para exibição de obras de arte, que serão abertos às mostras no dia 8 de fevereiro. Trata-se do Espaço Arte 7, Espaço Arte 8, hall do Prédio 9, Espaço Arte 11 e foyer superior do Teatro Univates.
No começo de fevereiro duas mostras marcam o início das exposições na Univates em 2022. As obras dos artistas Raul Sperotto, que desenvolve trabalho com arte sustentável e consciente, e Vanessi Reis, que trabalha fotografias de espaços urbanos, poderão ser conferidas. Ambas ficarão expostas diariamente, de segunda a sexta-feira, no hall do Prédio 9 e no Espaço Arte 8, respectivamente, das 8h às 22h, sem fechar ao meio-dia. No sábado o horário de visitação é das 8h às 12h.
As exposições
No hall do Prédio 9 o artista Raul Sperotto apresenta obras exclusivas, uma mescla de materiais que iriam para o descarte, mas que por meio do olhar clínico do artista viraram arte. Estimulado pela pandemia, Sperotto usou principalmente objetos que iriam para o lixo, como retalhos de madeira e peças de metal, além de pedras, galhos e outros objetos da natureza.
O artista diz tentar desenvolver obra artística consciente, baseada principalmente em colagem e montagem e normalmente finalizada com tinta spray em tom dourado ou cobre. As peças retratam sentimentos e situações, de uma forma simples, permitindo diversas interpretações por parte dos espectadores.
Já no Espaço Arte 8, a porto-alegrense Vanessi Reis expõe a mostra Pelos pisos. A exposição composta de 14 fotografias refaz caminhos por onde a artista já transitou. As obras resgatam recortes de instantes capturados em muitos trajetos por diversas calçadas feitos pela artista. O trabalho busca sensibilizar o observador, passante, transeunte, curioso a ater-se aos vestígios de natureza, de vida e de energia que são depositados ao longo de caminhos percorridos.
Mais informações sobre as exposições podem ser conferidas na agenda de eventos da Univates, em www.univates.br/eventos, ou diretamente com o Núcleo de Cultura, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.