Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates inicia temporada de exposições de arte de 2022

Postado as 08/02/2022 14:55:49

Por Liniker Duarte

Atualmente a Universidade do Vale do Taquari - Univates conta com cinco espaços próprios para exibição de obras de arte, que serão abertos às mostras no dia 8 de fevereiro. Trata-se do Espaço Arte 7, Espaço Arte 8, hall do Prédio 9, Espaço Arte 11 e foyer superior do Teatro Univates.

No começo de fevereiro duas mostras marcam o início das exposições na Univates em 2022. As obras dos artistas Raul Sperotto, que desenvolve trabalho com arte sustentável e consciente, e Vanessi Reis, que trabalha fotografias de espaços urbanos, poderão ser conferidas. Ambas ficarão expostas diariamente, de segunda a sexta-feira, no hall do Prédio 9 e no Espaço Arte 8, respectivamente, das 8h às 22h, sem fechar ao meio-dia. No sábado o horário de visitação é das 8h às 12h. 

Karen Luana Capoani

As exposições

No hall do Prédio 9 o artista Raul Sperotto apresenta obras exclusivas, uma mescla de materiais que iriam para o descarte, mas que por meio do olhar clínico do artista viraram arte. Estimulado pela pandemia, Sperotto usou principalmente objetos que iriam para o lixo, como retalhos de madeira e peças de metal, além de pedras, galhos e outros objetos da natureza. 

O artista diz tentar desenvolver obra artística consciente, baseada principalmente em colagem e montagem e normalmente finalizada com tinta spray em tom dourado ou cobre. As peças retratam sentimentos e situações, de uma forma simples, permitindo diversas interpretações por parte dos espectadores. 

Karen Luana Capoani




Já no Espaço Arte 8, a porto-alegrense Vanessi Reis expõe a mostra “Pelos pisos”. A exposição composta de 14 fotografias refaz caminhos por onde a artista já transitou. As obras resgatam recortes de instantes capturados em muitos trajetos por diversas calçadas feitos pela artista. O trabalho busca sensibilizar o observador, passante, transeunte, curioso a ater-se aos vestígios de natureza, de vida e de energia que são depositados ao longo de caminhos percorridos. 

Mais informações sobre as exposições podem ser conferidas na agenda de eventos da Univates, em www.univates.br/eventos, ou diretamente com o Núcleo de Cultura, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.  

Karen Luana Capoani

Logo ods