O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.
Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado , são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais.
Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição.
Confira o que a Univates publicou nas últimas semanas
Título do artigo: Aprende-se a ser pai? A participação de homens em grupos de gestantes e casais grávidos
Autoria: Fabiane Aparecida Kronbauer e Suzana Feldens Schwertner
Revista científica: Psicologia em Pesquisa
Do que trata a pesquisa científica: a pesquisa teve como objetivo analisar a participação de homens em grupos de gestantes para a manifestação do vínculo e do papel com seu filho durante o período gravídico-puerperal. O levantamento dos dados ocorreu a partir de um grupo focal com três encontros virtuais, realizados quinzenalmente com casais grávidos. Por meio da análise textual discursiva, pôde-se perceber que o grupo de gestantes auxiliou no aprimoramento da maternagem e paternagem e no fortalecimento do vínculo que já existia entre o casal, refletindo no cuidado e participação ao longo de todo o processo gestacional, bem como nos primeiros anos do bebê.
Vinculação: Ciências da Vida
Autoria: Gabriela Vettorello, Daniel Kuhn, Aline Botassoli Dalcorso, Ani Caroline Weber, Bruna Costa, Sabrina Grando Cordeiro, Ytan Andreine Schweizer, Elisete Maria de Freitas, Alexandre Rieger, Clarice Steffens, Eduardo Miranda Ethur e Lucélia Hoehne
Revista científica: Sustainable Water Resources Management
Do que trata a pesquisa científica: os micropoluentes antibióticos estão presentes no meio ambiente, sendo necessário o desenvolvimento de tratamentos eficazes para eliminá-los da água. O estudo tem como objetivos propor a degradação do antibiótico β-lactâmico amoxicilina por fotólise e avaliar a formação de outras estruturas orgânicas e a toxicidade do metabólito. Foram utilizadas soluções de 100 µg L−1 de amoxicilina. Elas foram submetidas a diferentes condições de irradiação por lâmpada ultravioleta com diferentes potências e distâncias por meio de um reator em batelada de quartzo e solução de pH de 4,7 e 9. Para avaliar a degradação da amoxicilina e dos produtos gerados, foi utilizada cromatografia líquida de alta eficiência acoplada com espectrometria de massa. A melhor condição de degradação foi 90% de redução da molécula original, obtida com uma lâmpada de 95 W a 5-10 cm da amostra e tempo de irradiação de 10 min. Dois produtos originados em diferentes condições de pH da solução irradiada foram identificados, a saber, ácido amoxicilina peniciloico (m/z 384) e amoxicilina 4-hidroxifenilglila (m/z 515). Com base nos resultados, a melhor condição de tratamento requer o ajuste do pH para 9 e o tempo de irradiação para 10 min. Não há toxicidade nessa condição. Isso resulta em um maior potencial de degradação com menor toxicidade da solução resultante. Concluiu-se que este protótipo e o método aplicado podem ser utilizados em um sistema de tratamento de água no futuro.
Vinculação: PPGBiotec
Autoria: Fatemeh Pirayeshfar, Hamid Reza Sarraf Moayeri, Guilherme Liberato da Silva e Edward A. Ueckermann
Revista científica: Bio One
Do que trata a pesquisa científica: Blattisocius mali (Oudemans), conhecido como predador de algumas espécies de ácaros-praga de armazenamento, foi criado em ovos congelados de Tyrophagus putrescentiae (Schrank) sozinho (Tp), mas também suplementado com taboa (Tp + taboa) e azeitona (Tp + azeitona) e pólen. Os parâmetros da tabela de vida de B. mali foram avaliados na primeira (G1), oitava (G8) e décima sexta (G16) geração nas três diferentes dietas. A sobrevivência dos imaturos do predador não foi afetada pelas dietas testadas, mas diferiu significativamente entre as gerações. A maior e a menor mortalidade foram observadas nas gerações G8 e G1, respectivamente, em todas as dietas. Com exceção do período total de pré-oviposição (TPOP) e do período de pré-oviposição de adultos (APOP), todos os parâmetros da tabela de vida de B. mali foram afetados pelas diferentes dietas. Na G1, a suplementação de (Tp) com ambos os pólens aumentou significativamente a fecundidade, o período de oviposição e o tempo de vida das fêmeas de B. mali. Parâmetros de crescimento populacional do predador como taxa intrínseca de aumento (r), taxa líquida de reprodução (R0) e taxa finita de crescimento (λ) aumentaram significativamente com a suplementação de (Tp) com pólen de taboa. No entanto, em G8 e G16, B. mali criados nas duas combinações apresentaram significativamente os menores valores de período de oviposição, tempo de vida de fêmeas e machos e tempo médio de geração (T) (apenas F8). Exceto pelos tempos de desenvolvimento feminino e masculino e TPOP, outros parâmetros biológicos de B. mali diferem significativamente entre as gerações. A adição de ambos os pólens aos ovos congelados do ácaro-presa diminuiu significativamente a fecundidade, período de oviposição, tempo de vida de fêmeas e machos e parâmetros populacionais como (r), (T), (λ) de B. mali em G16 em comparação com G1. Com a comparação dos efeitos da dieta ao longo das gerações sobre os parâmetros biológicos e populacionais de B. mali, conclui-se que ovos congelados de T. putrescentiae são fortemente recomendados para criação em massa do predador e dietas congeladas mistas (contendo pólen) são sugeridas como dieta suplementar para estabelecimento do predador após a soltura.
Vinculação: PPGSAS
Título do artigo: O envelhecer contemporâneo: percepções de cuidadores de idosos em formação
Autoria: Luís Felipe Pissaia
Revista científica: RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar
Do que trata a pesquisa científica: o objetivo do estudo é conhecer alguns aspectos do envelhecimento contemporâneo a partir das percepções de estudantes de um curso profissionalizante de cuidador de idosos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram seis estudantes de um curso profissionalizante de cuidador de idosos no interior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O instrumento de pesquisa foi a aplicação de um questionário, e a análise dos dados seguiu aproximações com a análise de conteúdo. Os resultados indagam sobre o envelhecer enquanto processo vital físico e mental da população, fazendo com que os participantes indiquem o cuidado como necessário para o gerenciamento profissional deste indivíduo. Observou-se ainda o papel da comunidade na construção de um envelhecimento único e intransferível, sendo o mesmo espaço de ocorrência de negligências pela falta de fiscalização para o cumprimento dos direitos da pessoa idosa. Dessa forma, esta pesquisa reafirma os papéis da pessoa idosa, da sociedade e do Estado na construção de um envelhecimento saudável e que preserve a dignidade humana.
Vinculação: Ciências da Vida
Título do artigo: Caracterização de variantes patogênicas nos genes BRCA 1 e 2 e suas associações com câncer de próstata
Autoria: Maria Eduarda Höehr Zwetsch, Victoria Marcon Kaspary, Caroline Dalla Lasta Frigeri e Adriane Pozzobon
Revista científica: Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde
Do que trata a pesquisa científica: o estudo objetiva verificar em bases de dados as variantes patogênicas associadas aos genes BRCA 1 e 2 e sua associação com câncer de próstata e relacionar a ocorrência de variantes patogênicas nos genes BRCA 1 e 2 com a incidência e mau prognóstico do câncer de próstata. Como método, foi realizada revisão bibliográfica na base de dados PubMed, usando os descritores em inglês e português: mutation (mutação), BRCA, prostate cancer (câncer de próstata), cruzados aleatoriamente nos últimos 10 anos. Como resultados, foram encontrados 132 artigos específicos com o as palavras, dos quais 11 artigos preencheram os critérios de inclusão. A partir dos dados coletados, observou-se associação nas variantes patogênicas do BRCA 1 e 2 com câncer de próstata (CaP). A prevalência das mutações entre BRCA1 e BRCA2 divergiu conforme os artigos, sendo mais frequentes mutações deletérias nos genes em questão. Contudo, todas foram fortemente associadas ao CaP e mau prognóstico. Considerações finais: apesar de a literatura divergir entre as prevalências e tipos das mutações, devido às variações metodológicas e características da amostra, é importante a realização de pesquisas bibliográficas que avaliam o impacto das variantes patogênicas BRCA 1 e 2 no manejo do paciente com câncer de próstata, já que a presença está associada a um mau prognóstico.
Vinculação: Ciências Médicas
Título do artigo: Influência da artroplastia de quadril no desempenho de atividades funcionais, risco de quedas e qualidade de vida de idosos institucionalizados
Autoria: Magali Teresinha Quevedo Grave, Joice Silva, Eduardo Périco e Tania Cristina Malezan Fleig
Revista científica: Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde
Do que trata a pesquisa científica: o envelhecimento é um processo caracterizado por modificações anatômicas e fisiológicas, sendo um fenômeno complexo que envolve aspectos socioculturais, políticos e econômicos em interação dinâmica e permanente com a dimensão biológica e subjetiva dos indivíduos. Causa, ao longo do tempo, perdas osteomusculares, aumentando o risco de quedas e fraturas de quadril. Considerando a estrutura familiar moderna, novas exigências sociais e a necessidade de cuidados direcionados, muitos dos idosos passam a residir em Instituições de Longa Permanência (ILPI). O estudo objetiva verificar a influência da artroplastia de quadril no desempenho de atividades funcionais, risco de quedas e qualidade de vida de idosos institucionalizados. Método: estudo de casos múltiplos, exploratório, descritivo e transversal, de análise quantitativa. Participaram cinco idosos com idades entre 65 e 80 anos (média = 71 anos; DP: 5,87), sendo três homens e duas mulheres, que realizaram cirurgia de artroplastia de quadril. Os instrumentos de coleta de dados foram o Índice de Barthel, Questionário SF-36 (Short-Form Health Survey), Escala de Tinetti e duas perguntas comparando as respostas do antes e depois da cirurgia. Resultados: por meio do Índice de Barthel verificou-se que três (60%) idosos apresentam dependência leve, um (20%) dependência moderada e um (20%) é independente em atividades da vida diária. No SF-36 observou-se que idosos apresentam menor média no estado geral de saúde (EGS) (+-41,0; DP: 20,7) e maior média no item limitação por aspectos emocionais (LAE) (+-73,5; DP: 27,8). O Índice de Tinetti apontou que três (60%) dos idosos apresentam alto risco de quedas e dois (40%) apresentam baixo risco de quedas; quatro (80%) referiram que sua vida melhorou após a cirurgia. Conclusão: a artroplastia de quadril, de forma geral, influenciou positivamente na qualidade de vida dos idosos, entretanto o EGS e o risco de quedas são uma preocupação presente nessa população.
Vinculação: Ciências da Vida
Título do artigo: Práticas de gênero em uma universidade: um estudo arquivístico
Autoria: Inauã Weirich Ribeiro, Angélica Vier Munhoz e Priscila Pavan Detoni
Revista científica: Educação
Do que trata a pesquisa científica: o artigo é o recorte de uma dissertação de Mestrado em Ensino, que teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A dissertação Práticas de Gênero do Currículo da Univates: uma perspectiva arquivística e imoralista partiu da questão: de que modo o currículo da Universidade do Vale do Taquari - Univates vem performando práticas de gênero? No artigo, buscou-se apresentar o aporte conceitual-metodológico da pesquisa, cuja abordagem arqueogenealógica tomou, por uma via, os estudos de Michel Foucault (2009; 2013) em torno da noção de arquivo e, por outra, a noção de performatividade de gênero de Judith Butler (2017). O arquivo das práticas de gênero da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi produzido de modo localizado, de maneira que se tomaram os documentos gerados pela instituição como condições de possibilidade para a emergência de práticas de gênero. Destaca-se que essas práticas só foram possíveis em um tempo-espaço no qual há diversos conflitos/disputas em torno das políticas afirmativas atinentes a essa secção. Como resultados foram visibilizadas nove práticas de gênero na instituição investigada, as quais mostram um processo de tensionamento da performatividade de gênero por parte da própria universidade.
Vinculação: PPGEnsino
Título do artigo: Mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório na cidade de Lajeado/RS, na perspectiva de chegada
Autoria: Rosmari Terezinha Cazarotto, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar e Marina Radavelli
Revista científica: ACTA Geográfica
Do que trata a pesquisa científica: o número de estudantes que participam de programas de mobilidade acadêmica internacional aumentou significativamente nas últimas décadas. Este estudo, de caráter exploratório, tem como objetivo compreender o fluxo internacional de estudantes da educação superior, na perspectiva de quem chega a Lajeado, uma cidade média situada no interior do Rio Grande do Sul. Para isso, articulam-se informações de dados quantitativos, obtidos em bancos de dados oficiais, seguidas de uma abordagem qualitativa a partir de aplicação de questionário a estudantes em mobilidade acadêmica na Univates em 2019. A análise dos resultados evidenciou que os estudantes estrangeiros são provenientes de diferentes países e continentes, com destaque para os colombianos, para o sexo feminino e para uma média de idade de 23 anos. Essa realidade contribui para as dinâmicas de circulação intercultural na cidade.
Vinculação: PPGAD
Título do artigo: Relação do estado nutricional com a adequação do consumo de micronutrientes de gestantes de alto risco
Autoria: Eveline Cristina Moesch, Juliana Paula Bruch-Bertani, Ioná Carreno e Fernanda Scherer Adami
Revista científica: RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar
Do que trata a pesquisa científica: gestação de alto risco ocorre quando a gestante manifesta alguma doença ou condição que pode prejudicar a gravidez. Esta pesquisa teve como objetivo relacionar o estado nutricional e adequação do consumo de micronutrientes com a presença de diabetes mellitus tipo 2, diabetes mellitus gestacional (DMG), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e pré-eclâmpsia. Estudo transversal, realizado a partir de dados antropométricos e do consumo alimentar dos prontuários de 254 gestantes de alto risco. O estado nutricional pré e pós-gestacional foi classificado conforme a Organização Mundial da Saúde e os micronutrientes calculados a partir do recordatório de 24 horas foram classificados de acordo com as Dietary Reference Intakes (DRIs). Os resultados foram considerados significativos em um nível de significância máximo de 5% (p0,05). A ingestão adequada de zinco (p=0,027) e o consumo abaixo do recomendado de vitaminas B2 (p=0,011) e A (p=0,004) foram significativamente associados com elevação da pressão arterial. O estado nutricional pré e pós-gestacional de eutrofia e sobrepeso foi significativamente associado à ausência de pressão arterial alterada (p≤0,01) e a obesidade foi associada à elevação da pressão arterial (p≤0,01). O estado nutricional pré e pós-gestacional classificado como sobrepeso foi relacionado ao DMG (p≤0,01). O estado nutricional pré e pós-gestacional de obesidade foi associado a elevações da pressão arterial e o consumo adequado de zinco, e abaixo do recomendado pelas DRIs de vitaminas B2 e A, associaram-se com a elevação da pressão arterial. O sobrepeso pré e pós-gestacional foi significativamente associado à presença de DMG.
Vinculação: Ciências da Vida