A coordenadora do Programa de Residência Pedagógica (RP/Univates/Capes) e a atual presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Pibid e da Residência Pedagógica (Forpibid-RP), professora da Universidade do Vale do Taquari - Univates Cristiane Antonia Hauschild Johann, esteve em Brasília nesta semana cumprindo agendas no Congresso Nacional e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Cristiane esteve em Brasília nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro para audiências com parlamentares e com a Diretoria de Educação Básica (DEB) da Capes. Acompanharam a docente as professoras Jaqueline Rabelo de Lima, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e vice-presidente do Forpibid-RP, e Thaís Ludmila Ranieri, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e secretária do Forpibid-RP.
Reuniões com parlamentares
Dentre várias agendas realizadas no período, o destaque é o encontro com a deputada professora Rosa Neide, autora do Projeto de Lei (PL) 3.970/2021, que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Pibid e o Programa Residência Pedagógica - PRP. O principal objetivo é converter os programas em política de estado. O PL está tramitando e deve ser avaliado pela Comissão de Educação em março. As reuniões com deputados e assessores foram um passo importante para garantir a tramitação do Projeto de Lei 3.970/2021, fundamental para os programas Pibid e RP, avalia a professora Cristiane
Reunião na DEB/Capes
Foram tratados os seguintes temas: prorrogação dos Editais nos 01 e 02/2020; novos editais dos Programas e seus respectivos cronograma de lançamento; ampliação no número de bolsas concedidas; flexibilização das áreas gerais e prioritárias e reajustes de bolsas; finalização dos projetos referentes aos editais 01 e 02/2022 e seus respectivos envio de relatórios; aplicação de questionários; e encerramento nas plataformas virtuais.
Conforme a docente da Univates, essa reunião foi muito produtiva e bem importante pois representa a retomada do diálogo do Forpibid-RP com a DEB/Capes. As informações acerca dos novos editais são fundamentais para os planejamentos das Instituições de Ensino Superior. Outro ponto a destacar desta reunião é a organização conjunta de um Seminário para discutir os Programas Pibid e RP, bem como as minutas dos novos editais, detalha Cristiane. Também falamos sobre a previsão de orçamento para este ano, aprovado na Lei de Orçamentária Anual (LOA) 2022 para a Concessão das Bolsas dos Programas, complementa a docente.