Na última quarta-feira, 26, em preparação para a volta às aulas da rede de ensino municipal em Carlos Barbosa, tiveram início oficinas de formação para monitores das escolas municipais de Educação Infantil. A atividade é organizada pela área de Assessoria Pedagógica Externa (APE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, no polo de educação a distância no município. No total, foram realizadas seis oficinas voltadas para o desenvolvimento infantil.
A primeira oficina, Vivências musicais, com início às 7h30min, foi realizada na manhã da última quarta-feira, foi ministrada pela professora e assessora da APE Fabiana Hunecke e explorou o uso de instrumentos e recursos para desenvolver habilidades de escuta, ritmo e lateralidade das crianças por meio do movimento e da música.
Uma formação voltada especificamente aos monitores da Educação Infantil revela o quanto a Secretaria de Educação de Carlos Barbosa se preocupa com a parceria entre professor e monitor e com o trabalho colaborativo, cuja importância é fundamental para a qualidade da educação, explica a coordenadora da APE e uma das ministrantes das atividades, professora Grasiela Kieling Bublitz.
Na sequência, no turno da tarde, foi realizada a oficina A linguagem na Educação Infantil: os benefícios do desenvolvimento das habilidades metalinguísticas, ministrada pela professora Grasiela Kieling Bublitz.
A programação seguiu ao longo da semana, sendo realizadas na quinta-feira, 27, as oficinas Corporeidade na Educação Infantil, ministrada pela professora Cristiane Schneider, uma das assessoras da APE, no turno da manhã; e Abordagem étnico-racial na Educação, ministrada no turno da tarde pela professora da Univates Márcia Volkmer.
Na sexta-feira, 28, no turno da manhã, foi realizada a oficina Inclusão, ministrada pela professora Tatiane Cavalcante Melo; e no turno da tarde, a oficina Práticas em estimulação precoce, ministrada pela professora Adriana de Paula Nunes. Tatiane e Adriana também atuam como assessoras da APE.
Na segunda-feira, 31, nos turnos da manhã e da tarde, haverá a organização das escolas de Educação Infantil no município, na qual as equipes das escolas se reunirão, cada qual em sua instituição, para planejar a recepção dos alunos que iniciarão as atividades no dia 1º de fevereiro.